Defesa Civil monitora áreas de risco em Cariacica

Cariacica registrou um índice de 126,43 mm de chuva desde o último sábado (20). Choveu mais nesses quatro dias do que a média do mês de maio inteiro, que normalmente fica em torno de 120 mm, segundo dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Devido a esta situação, a Defesa Civil municipal monitora a cidade com mais intensidade. As equipes estão próximas à áreas de risco como encostas, morros e beira de rios e canais.

18698697_1680472178644745_883588040_o

Árvore caiu sobre casa vazia em Vila Isabel. A Defesa Civil isolou a área e acionou o Corpo de Bombeiros



Entre as ocorrências atendidas, até o momento, houve registro de queda de árvores nos bairros de Sotema e Vila Isabel. Em Vila Isabel, a árvore caiu sobre uma residência vazia. A área foi isolada e o Corpo de Bombeiros fez o corte e a retirada do tronco.

18697842_1680472948644668_1706099230_o

Um muro de uma residência caiu em Rosa da Penha



Houve queda de um muro de uma residência na rua Castelo Branco, em Rosa da Penha. A área foi isolada e foi solicitado o recolhimento dos escombros pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A equipe fez interdição de uma ponte de seis metros de comprimento no bairro Bubu, devido a problemas estruturais. A Seminfra irá realizar obras de contenção com o fim do tempo chuvoso.

Dicas

O coordenador da Defesa, Júlio Biancucci, pede que os moradores que vivem em área de encosta observem se, no decorrer da chuva, o terreno apresenta fissuras, minas d’água, se há inclinação de troncos de árvores, rachaduras nas paredes das casas e se há movimentação de terra. “Os deslizamentos coincidem porque a água que cai vai se acumulando e desestabilizando essas encostas”, explica.

Em caso de instabilidade, ele recomenda a saída imediata. “Não é possível prever até que ponto vai o deslizamento, pois o solo encharcado não encontra limites num ambiente úmido e vai continuar a se movimentar. Por isso, o imóvel deve ser desocupado sem perda de tempo”, informa. Biancucci acrescenta que vizinhos e proprietários de moradias no entorno também devem ser alertados, já que não se consegue precisar o alcance dessa alteração no solo.

Em caso de emergência, a população pode ligar para o telefone de plantão da Defesa Civil que é o 9 8831-6000.