Biblioteca Pública reabre em novo endereço com vasta programação cultural

IMG_4356 copiarPara marcar a mudança para o novo endereço, a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas reabre na nova casa com uma vasta programação cultural que inclui música, artes plásticas, lançamento literário, sarau poético, capoeira e recreação para crianças. A reabertura acontece nesta quarta-feira (7), com um grande evento que se inicia às 9h e vai até 16h30.

A biblioteca agora ocupa o térreo de um edifício na Rua Santa Marta, mais próxima ao Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. O imóvel era ocupado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), que atualmente atende no próprio Civitella.

A nova sede abre lançando a exposição inédita "Relatos", com esculturas de Luiz Rafael. Nela, o artista de Itacibá faz releituras de obras clássicas da Antiguidade. Pinturas e gravuras do Egito Antigo, Grécia e Roma ganham versão tridimensional. Às 9h30, também acontece o lançamento do livro "Cariacica em Versos", de Cinthia Pretti. A escritora estará presente e declamará algumas de suas poesias, totalmente inspiradas em pontos turísticos e históricos da cidade.

A música entra em cena a partir das 10h, com roda de viola com o músico Emerson Renato. A vida e obra do escritor Sérgio Blank será tema do documentário "Risque Meu Nome do Mapa (A Poesia de Sérgio Blank)", de Jorge Ribeiro. A atração é exibida pelo Cineclube Colorado. A sessão começa às 11h.

ORQUESTRA DE VIOLÕES

A Orquestra de Violões de Viana faz apresentação na Biblioteca Pública de Cariacica. Foto de Augusto Sodré



À tarde, a programação retorna às 13h30, com contação de histórias do projeto Alman'arte. A apr14991183_1177199345695136_7930926916465479719_oesentação fica a cargo de Renata Weixter (foto ao lado). Às 14h30, apresentação da Orquestra de Violões de Viana, sob regência de Fleverson Tavares. Biblioteca também é local de se estar em movimento. Às 15h30, tem roda de capoeira com o Grupo Beribazu. Tudo se encerra com um sarau poético, tendo à frente Marcus Bubach, às 16h30.

Acervo e serviços

IMG_4341 copiar

Acesso à internet está garantido à população em geral na Biblioteca Madeira de Freitas



A nova sede abriga um acervo de 10 mil exemplares com livros de literatura nacional e estrangeira, coleções, títulos técnicos e obras infanto-juvenis. Atualmente, conta com 320 usuários cadastrados. Para se cadastrar, o interessado deve levar documento de identidade com foto, comprovante de residência e duas fotos 3 x 4. Cada leitor pode fazer empréstimo de até 5 livros, ficando com eles durante 15 dias.

A biblioteca oferece ainda acesso à internet para consultas por meio de oito computadores para uso do público em geral.

Reabertura da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas em novo endereço.

Quando: nesta quarta-feira (7), das 9h às 16h30.

Programação: 9h, abertura da exposição de esculturas "Relatos", de Luiz Rafael; 9h30, lançamento do livro "Cariacica em Versos", de Cinthia Pretti; às 10h, roda de viola com Emerson Renato; 11h, Cineclube Colorado com exibição do documentário "Risque Meu Nome do Mapa (A Poesia de Sérgio Blank)", de Jorge Ribeiro; às 13h30, contação de histórias com o projeto Alman'arte com apresentação de Renata Weixter; às 14h30, apresentação da Orquestra de Violões de Viana; às 15h30, roda de capoeira com o Grupo Beribazu; sarau poético com Marcus Bubach, às 16h30.

Onde: Rua Santa Marta, 12, Campo Grande. De frente para a Boate Di Jorge.

Informações: 3386-3376.

Quanto: entrada franca.