Centrais de videomonitoramento irão compartilhar informações
Por Marcelo Pereira, postado em 01/06/2017
Fotos Lucas Calazans
![IMG_4472 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/06/IMG_4472-copiar-300x200.jpg)
O prefeito Juninho acompanhou o 2º Encontro de Videomonitoramento onde ficou definido o compartilhamento de informações entre as centrais de Cariacica, Vila Velha, Vitória, Serra e Guarapari
As centrais de videomonitoramento de Cariacica, Vila Velha, Serra, Vitória e Guarapari passarão a compartilhar informações e troca de mensagens em tempo real entre seus profissionais. A decisão saiu no 2º Encontro Metropolitano de Videomonitoramento, ocorrido na Procuradoria Geral de Cariacica, durante a tarde da última quarta-feira (31). A reunião contou ainda com o secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro, e com a participação do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, sendo o primeiro prefeito da Grande Vitória a acompanhar o evento.
O prefeito lembrou que a iniciativa das próprias centrais é um avanço nas discussões para ações metropolitanas e a segurança é um dos temas importantes. "É sempre válido buscar uma forma de trabalho integrado para que operações que passarem de uma cidade para outra sejam mais facilmente absorvidas pelas equipes locais, além de buscar tecnologias que permitam um serviço ainda mais eficiente", ressaltou Juninho. Ele sugeriu que as forças policiais também fossem convidadas a participar dos encontros futuros.
![IMG_4501 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/06/IMG_4501-copiar-300x200.jpg)
Representantes de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Guarapari e Serra discutiram melhores práticas de integração de suas centrais de videomonitoramento
A proposta de compartilhamento do que é captado pelas mais 700 câmeras (somados os equipamentos das cinco cidades) foi apresentada pelo analista de Tecnologia da Informação de Guarapari, Claudiney Alves. As centrais usarão um software de uso gratuito, o GLPI. "O software irá nos auxiliar a gerenciar os equipamentos, contribuindo para uma comunicação mais ágil e instantânea desta grande rede que formaremos", descreve. Com isso haverá maior dinâmica em, por exemplo, acompanhar uma ocorrência que começa em uma cidade e que pode ter conseqüências para os municípios vizinhos.
Perseguição
Atualmente, a troca de informações era feita esporadicamente. "Como estamos num contexto de região metropolitana, não faz sentido a gente atuar isolado uns dos outros", reforçou a gerente de Defesa Social – Setor Videomonitoramento de Cariacica, Alexandra Siqueira. Ela lembrou de um caso acompanhado pelas centrais de Vila Velha e Cariacica no início de maio. Um suspeito de roubo de celulares foi perseguido e baleado em Jardim América. A perseguição teve início em São Torquato, Vila Velha. "Nossa central avisou à central de Cariacica e nossa guarda municipal acompanhou o desenrolar da ocorrência", lembrou o coordenador do sistema de videomonitoramento de Vila Velha, Fábio Barcellos. Toda a ação das forças de segurança foram captadas por Cariacica, que inclusive ajudou a Polícia Civil a identificar o autor dos disparos. "Devido a essa troca de informações, pudemos captar cada detalhe. Essa atitude deve ser regra entre as centrais", acredita Alexandra.
O próximo encontro será no dia 30 de junho, em Guarapari. Até lá, haverá treinamento de uso do software para os técnicos das centrais.
![IMG_4489 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/06/IMG_4489-copiar-300x200.jpg)
Ao lado do prefeito, o secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro (esquerda), participou do evento metropolitano