Fórum discute saúde e violação de direitos de idosos da Região Metropolitana

IMG_4458 copiarO fluxo de atendimento na área da saúde, a violência e violação dos direitos da terceira idade foram os temas discutidos na tarde desta quarta-feira (31) no 42º Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Região Metropolitana do Espírito Santo, realizado no auditório do Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande. O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (Juninho) participou da abertura do evento.

“As pessoas idosas merecem toda nossa atenção. O município está preocupado com as políticas públicas direcionadas aos idosos e, por isso, o Fórum é de extrema importância para que este debate seja amplo e atinja de forma direta as ações voltadas para este público”, disse Juninho.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cariacica (Comdic) e reuniu representantes dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os corais Nossa Voz e Aicano do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC) e da Associação de Idosos de Cariacica (AIC) se apresentaram, encantando os participantes do Fórum. O Coral Nossa Voz fez um show à parte, entoando músicas à capela, tais como Chalana, de Almir Sater; Maracangalha, de Dorival Caymmi; e Ciranda da Rosa Vermelha, de Alceu Valença.

Cuidados necessários

O Fórum é um espaço de discussão permanente, autônomo, de articulação, mobilização, participação social e protagonismo no processo de conquista e defesa dos direitos da Pessoa Idosa, onde se debate temas e propostas relacionadas ao fluxograma da violência contra a pessoa idosa, cuidados necessários com a saúde e diretos deste público, entre outros.

“Além do fluxograma da violência contra a pessoa idosa, que passa pelo atendimento médico ao encaminhamento do agredido para a delegacia e também para acompanhamento psicossocial no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), o Fórum discutiu o fluxo de atendimento de saúde da rede municipal voltado para a terceira idade. O objetivo da Prefeitura é o de melhorar estes fluxos”, explicou o gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), Valdecy Mindas.

O evento foi aberto a participação de pessoas físicas e jurídicas que tinham interesse na defesa dos direitos da pessoa idosa, conselheiros dos municípios da Região Metropolitana e representantes do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, gestores, servidores da Semdes, entre outros.