A Saúde é responsabilidade de todos em Cariacica
Por Marlon Marques, postado em 05/06/2017
Fotos Lucas Calazans
Submeter a saúde do município à sociedade para que seja construída uma rede mais estruturada e com mais resultados. Assim se pautou a 1ª Conferência Municipal de Saúde de Cariacica, realizada nesta sexta (2) e sábado (3), sob o tema Controle Social e Saúde Pública”. Ao fim do sábado as diretrizes estabelecidas foram reunidas e serão consolidadas para servirem na Conferência Estadual.
Assunto de extrema importância, a qualidade da saúde nos municípios trouxe a discussão do sub-financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que a cada dia imputa mais responsabilidades às Prefeituras sem que a contrapartida financeira seja alterada, ou seja, onerando as administrações municipais. Mas o tema também abrangeu atendimento e soluções locais.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Stefane Legran Macedo, a conferência é uma forma de ouvir todos os envolvidos com o SUS em Cariacica. “Como atender melhor e democratizar o acesso ao SUS. É esse momento que estamos vivendo e importante que a população participe, que juntos possamos construir um caminho que atenda nosso município”, comentou sobre este passo realizado.
Mas o principal beneficiado do SUS, o usuário, também assumiu suas responsabilidades e o direito de participar. Paciente da rede de Cariacica, Dinael Conceição, morador de Santa Fé, reconhece que esta é uma oportunidade de se fazer ouvir. “Dependo desta rede funcionando corretamente pois necessito manter meu tratamento. Por isso e por achar que posso ajudar nesta construção, vim participar desta discussão.”
Próximos passos
As propostas apresentadas e debatidas durante os dois dias de conferência serão inseridas no Plano Municipal de Saúde, que está sendo estruturado para o período 2018 -2021. O plano será avaliado pelo Conselho Municipal de Saúde no dia 13 de junho.