PDM de Cariacica será construído com participação de diversos setores da sociedade

A construção do Plano Diretor Municipal de Cariacica (PDM), planejado para ser concluído no último trimestre de 2017, entrou na fase de participação da sociedade e entidades civis organizadas. A segunda rodada de leitura técnica foi realizada na manhã desta segunda-feira (05) para empresários da Associação dos Empresários de Cariacica (AEC) e será levada ainda a outros setores. O objetivo é democratizar a elaboração do documento que direcionará o desenvolvimento nos próximos 10 anos.

A leitura é feita obedecendo os três eixos que compõe a base do PDM, sendo o econômico, o ambiental e o territorial. A metodologia é mostrar como é o PDM de hoje, aprovado em 2007, e alguns desafios enfrentados por sua desatualização. Os pontos mais críticos são o desenvolvimento já registrado nos últimos anos além das mudanças econômicas.

O gerente de relacionamento da Vale, Daniel Rocha, parabenizou a administração pela iniciativa de evolver setores diversos da sociedade. Ele informou que a AEC irá trabalhar as informações apresentadas no encontro e, após discussões internas, preparar uma nota técnica sugerindo caminhos a serem seguidos pelo PDM na visão do empresariado.

"Queremos responder a três perguntas. a primeira é qual Cariacica queremos, outra é descobrir que caminho seguiremos para chegar lá e, por fim, o que a cidade estará executando daqui a 10 anos, prazo de validade deste novo PDM. Assim esperamos dar nossa contribuição para uma cidade melhor", analisou Rocha.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Marcus Zanotti, reafirmou a necessidade de fazer a revisão e lembrou que Cariacica sai um passo à frente devido ao momento propício. O PDM de Cariacica está em elaboração simultaneamente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI). Buscando eficiência e qualidade a cidade assinou, há cerca de um mês, um convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que permite transferência metodológica, de informações e qualificação, possibilitando que um plano dialogue com o outro no início de 2018, quando ambos serão aplicados.

Parte da equipe que está dedicada á construção do PDM de Cariacica.

Parte da equipe que está dedicada á construção do PDM de Cariacica.



"É impossível comparar Cariacica e o cenário econômico de 2007 com os dias atuais, por isso é vital esta atualização. Mas damos um passo à frente pela coincidência e pensando estrategicamente ao nos unirmos aos trabalhos do IJSN pois, a partir de 2018 as demais cidade terão até três anos para alinharem seus planos ao da Região, enquanto o nosso já nasce atualizado", comentou o secretário.

Como medida de economicidade e levando em conta a capacidade do corpo técnico, a Prefeitura conta com um grupo de servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente no comanda destas ações. A estimativa é de que isto pode significar uma economia de cerca de R$ 2 milhões. além disso, é adotada uma metodologia em que os servidores são os facilitadores para conduzir os anseios da sociedade para os pontos essenciais inerentes a cada setor, fazendo assim um PDM que atenda ao coletivo. Para isso, outros setores serão ouvidos.

Os próximos grupos a serem ouvidos serão: academia (entidades de ensino); conselhos de classe afins (CREA, CAU, CRBio, Iphan); Ademi/Findes/Sinduscon; movimentos sociais e conselhos municipais; secretarias administrativas do município; órgãos institucionais (Dnit, Incaper, Idaf); Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica e vereadores.