Multidão de novos leitores na programação de reabertura da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, ligada à Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), estreou em novo endereço com uma programação cultural que atraiu uma multidão ao longo desta quarta-feira (7). Desde a manhã, atrações de música, dança, poesia, lançamento literário, artes plásticas, exibição de filmes pelo Cineclube Colorado encheram o local, atraindo a curiosidade de quem passava pela rua Santa Marta, novo endereço da biblioteca.

A nova IMG_5600 copiarlocalização coloca a Madeira de Freitas próxima ao Centro Frei Civitella e enfatiza o caráter cultural do bairro. Além disso, está mais próxima das escolas, caso das escolas municipais de ensino fundamental Talma Sarmento de Miranda e Stelida Dias. "Isso, com certeza, vai ampliar o nosso público de leitores e fará com que possamos desenvolver parcerias com alunos e professores. A visibilidade nossa também está maior pois é uma área de grande movimento em Campo Grande o que estimulará a se criar projetos para públicos diversos como a terceira idade", ressaltou a bibliotecária-chefe Marcelle Queiroz. "Nossa vocação é uma biblioteca como espaço de encontro, de troca de informações. Não é mero depósito de livros. É um local onde tudo acontece. Daí essa gama de atrações", destacou.

Durante a manhã o público acompanhou a abertura da exposição "Relatos", de Luiz Rafael, com esculturas inspiradas na arte do Egito Antigo, Grécia e Roma. Também houve momento de bate-papo com escritores. A escritora Cinthia Pretti lançou o seu "Cariacica em Versos" e trocou experiência com a plateia, falando sobre o seu processo de criação.IMG_5596 copiar

À tarde, o projeto Alman'arte, que une literatura, contação de história e música, trouxe apresentação de Renata Weixter e Flávio Vezzoni. A música seguiu o fluxo com a apresentação da Orquestra de Violões de VianaIMG_5609 copiar, sob regência de Fleverson Rodrigues. Os jovens músicos tocaram versões de aberturas de grandes filmes, arrancando admiração e aplausos do público presente.

Quem se encantou foi a bibliotecária Elaine Rodrigues, que atua no Talma Sarmento. "A orquestra e tudo o mais foi muito lindo. A experiência que as crianças tiveram nesta tarde vai fazer com que estejam mais atentas ao que acontece numa biblioteca. Também pela proximidade, elas, certamente, estarão muito mais presentes", afirma.

A programação terminou com sarau poético com o escritor Marcus Bubach. Ele leu poemas de seus livros, entre eles, IMG_5606 copiar"De Lírio a Lirismo".

O secretário de Cultura, Erildo Denadai, enfatizou a criação de um corredor cultural no bairro com a reabertura da biblioteca próxima à Semcult. "Além da maior visibilidade e estar na vizinhança de duas grandes escolas da rede municipal, a biblioteca nesta região de Campo Grande enfatiza mais a vocação para a cultura e troca de conhecimento", acredita.

Acervo e serviços


 




A nova sede abriga um acervo de 10 mil exemplares com livros de literatura nacional e estrangeira, coleções, títulos técnicos e obras infanto-juvenis. Atualmente, conta com 320 usuários cadastrados. Para se cadastrar, o interessado deve levar documento de identidade com foto, comprovante de residência e duas fotos 3 x 4. Cada leitor pode fazer empréstimo de até 5 livros, ficando com eles durante 15 dias.

A biblioteca oferece ainda acesso à internet para consultas por meio de oito computadores para uso do público em geral. Fica na Rua Santa Marta, 12, Campo Grande. De frente para a Boate Di Jorge. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. O telefone é o 3386-3376.

Veja momentos da programação na galeria abaixo: