18 mil Jovens de Cariacica têm direito a viajar de graça para outros estados
Por Marlon Marques, postado em 08/06/2017
Igor Guilherme, de 18 anos, é morador do bairro Cruzeiro do Sul, cursa o 1º do ensino fundamental. Um dos sonhos dele é conhecer o Rio de Janeiro e visitar o Museu da História Natural, na cidade fluminense, que possui ossadas de dinossauros em exposição. Na tarde desta quinta-feira (8) ele descobriu que este sonho está mais próximo de se realizar. Conheceu o ID Jovem, ou Identidade Jovem, registro que garante aos jovens de 15 a 29 anos de idade gratuidade em viagens interestaduais (exceto transporte aéreo), além de meia-entrada em shows, eventos esportivos, cinema e espetáculos em geral.
Igor é um dos mais de 18 mil jovens cariaciquenses que possuem este direito por estarem cadastrados no CadÚnico, um dos pré-requisitos para o ID Jovem. Além disso, é necessário que a família possua renda inferior a dois salários mínimos para se enquadrar no programa. Ele ficou sabendo do programa durante uma palestra realizada para alunos da Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, em Morada de Santa Fé. "Vou me cadastrar e começar a usar o benefício, o que vai me ajudar bastante. Hoje pretendo terminar meus estudos regulares para trabalhar, mas a chance de conhecer novos lugares e ter contato com eventos culturais diversos, podem mudar meu futuro", comentou o aluno.
A palestra foi ministrada pelo consultor do programa no Espírito Santo, da Secretaria Nacional da Juventude, Pablo Valente. Ele conta que no Brasil, hoje, apenas 100 mil jovens se beneficiam desta política e que, no Estado, este número é de cerca de apenas três mil. "Nosso objetivo é mostrar a todos que eles têm direito e que devem usá-lo em seu favor. Essa é uma conquista do movimento da juventude que busca democratizar o acesso a bens culturais e formação sem exceção de classe social", afirmou o palestrante.
O vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio, responsável pelas políticas de juventude na cidade, explicou que é de extrema importância trazer essa discussão ao município. "Oportunizar estes jovens a viverem experiências culturais dentro e fora do Estado é um grande passo para que se transformem em cidadãos preparados para enfrentar o mundo. Cultura e conhecimento abrem um leque grande destas oportunidades", analisou Basílio.
No dia 11 de julho a Prefeitura de Cariacica, por meio da Gerência da juventude, irá realizar um evento de lançamento oficial desta política na cidade, também com objetivo de oportunizar que mais jovens conheçam seus direitos. O local e horário ainda serão definidos.