Cariacica sedia 2ª Copa Cariacica de Voo Livre em Roda D'Água
Por Marlon Marques, postado em 29/06/2017
Fotos Divulgação
Adrenalina, belas paisagens, contato com a natureza e competição de alto nível há 660 metros de altura. É do alto da Rampa Secret, em Roda D'Água, que vão partir os atletas que vão disputar a 2ª Copa Cariacica de Voo Livre. O evento será realizado de sexta-feira (30/6) a domingo (2/7), com programação durante todo o dia.
A competição é uma opção para quem busca emoção perto do centro metropolitano, já que fica na área rural de Cariacica, cidade que faz divisa com Vitória, Serra, Vila Velha e Viana. Além disso, oferece características técnicas instigantes para pilotos de todos os tipos de graduação, permitindo competições em modalidades distintas. Na sexta-feira será dia de treino livre, com saltos liberados para todos os pilotos. Já no sábado tem início a competição, que segue no domingo.
Prata da casa, Junior Castão é o anfitrião da festa, já que treina e mora em Roda D'Água. Apaixonado pelo local, fala sobre as vantagens desta rampa tão próxima da cidade. "A rampa é uma das mais próximas que temos na Grande Vitória. Ficam a 23 km da capital, apenas. Além disso, aqui tem condições muito boas de vento e, do alto, conseguimos avistar uma paisagem incrível, observando a faixa litorânea que vai de Vitória a Guarapari, além do Convento da Penha e da Terceira Ponte", comenta.
A Copa Cariacica de Voo Livre é realizada pela Federação Capixaba de Voo Livre com apoio da Prefeitura de Cariacica, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc).
Modalidades em disputa
A competição se dividirá em três modalidades, Race to Goal, Permanência e Precisão. Mas quem não é familiarizado com o esporte não terá dificuldades de entender.
Race to Goal: esta é uma prova de velocidade. Os pilotos precisam cumprir uma rota marcada no sistema GPS vencendo aquele que finalizar o circuito no menor tempo
Precisão: também conhecida como Pouso na Mosca, a prova exige habilidade do piloto desde a aproximação e redução de velocidade para que encerre o salto o mais próximo do local marcado
Permanência: para esta prova a principal habilidade exigida é reconhecimento das correntes de vento, pois o vencedor será aquele que identificá-las e usá-las para permanecer mais tempo voando
Confira a programação
Sexta-feira:
10h Saída dos pilotos para rampa, Treino Livre.
12h as 17:00h: Treino Livre
Sábado:
8h Café da Manha para os pilotos Inscritos.
8h Abertura das barracas com produtos típicos da região.
9h Saída dos pilotos para a rampa.
10h Escolha da prova pela comissão de prova e briefing com os pilotos
12h às 14:00h. Previsão das decolagens dos pilotos. Resgate local.
13h Saída dos carros de resgate em direção ao local de chegada dos pilotos.
14h Apresentação Cultural do Município.
17h Apuração e divulgação dos resultados, das imagens do dia e confraternização no QG .
18h Apresentação musical.
Domingo:
8h Abertura das barracas com produtos típicos da região.
9h Saída dos pilotos para a rampa.
10h Escolha da prova pela comissão de prova e briefing com os pilotos
11h às 14:00h. Previsão das decolagens dos pilotos. Resgate local.
12h Apresentação Cultural do Município.
14h Saída dos carros de resgate em direção ao local de chegada dos pilotos.
17h às 19:00h Apuração,divulgação dos resultados e Premiação.