Objetivos do Milênio (ODM): representantes da sociedade civil aderem ao projeto

Ao final do evento, oito convidados na reunião, entre elas, representantes de empresas e instituições não governamentais em geral, comprometeram-se com os Objetivos do Milênio. FOTO: Semco/Lucas Calazans

Ao final do evento, oito convidados na reunião, entre elas, representantes de empresas e instituições não governamentais em geral, comprometeram-se com os Objetivos do Milênio. FOTO: Semco/Lucas Calazans


Para aproximar a sociedade civil organizada e as instituições privadas em torno do projeto do chamado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria Municipal de Governo (Semge), por meio do Núcleo Municipal da ODM, promoveu na noite de segunda-feira (16) um encontro para expor o assunto. Ao final do evento, oito convidados na reunião, entre elas, representantes de empresas e instituições não governamentais em geral, comprometeram-se com a causa.


O evento aconteceu no Alice Vitória Hotel, em Vitória. A abertura ficou por conta do grupo de balé infantil da ONG “Projeto Arte na Comunidade”. Estiveram presentes o prefeito Geraldo Luzia Júnior, os secretários de Governo, Rafael Simões, de Meio Ambiente (Semmam), Renan De Nardi, de Cidadania e Trabalho (Semcit), Paulo Roberto, e o presidente da Câmara Municipal de Cariacica, Marcos Bruno, entre outras autoridades.


 

 

rafaels1


Ao falar sobre o projeto, Rafael Simões definiu em três palavras. “Sensibilidade, disposição e ação sintetizam o que o ODM representa”, frisou. E apontou o segredo para alcançar os tais Objetivos propostos pela ONU. “Recuperar o papel do cidadão como um motor da ação da sociedade me parece uma chave para que esse projeto dê certo. Esperar pela ação do governo ou de empresários não vai dar certo. É necessário o engajamento e a mobilização do cidadão. Conclamo que façamos esse esforço de mobilização do cidadão”, convidou.


 

 

prefeitoodm2


O prefeito explicou a necessidade de divulgar o projeto, que muitas vezes não é compreendido pela população que anseia por uma vaga na escola ou um especialista na unidade de saúde. “Esse entendimento talvez seja um grande desafio e é o que nós estamos propondo. Por isso estamos aqui, para mostrar as atitudes que transforma a realidade, buscando parceiros que têm o mesmo entendimento. Não estamos nesta luta sozinhos mas com a participação do Legislativo, instituições não governamentais e iniciativa privada”, pontuou. E finalizou reforçando a importância do envolvimento dos participantes nos ODM. “Cada um é agente desse processo para que de uma forma individual possamos alcançar esse objetivo coletivo. E não apenas aderir os objetivos, mas divulgar a outras pessoas”, enfatizou.


 

engenheiro
Casos
Na ocasião, o engenheiro de alimentos da fábrica de congelados do grupo Neffa, Márcio Raymundo, apresentou as iniciativas da empresa que colabora com o desenvolvimento dos ODM. “Há oito meses, a empresa foi inaugurada no bairro Campo Verde, em Cariacica. Os alimentos congelados são acessíveis a todas as faixas de rendas e a mão de obra é local. Cerca de 95% dos funcionários residem a menos de um quilômetro da fábrica”, descreveu.


Outro caso de sucesso no município foi apresentado pelo gerente de Segurança Alimentar e Nutricional de Cariacica, Valmir Manoel de Souza. Os participantes conheceram o trabalho desenvolvido pela gerência, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que tem a competência de coordenar e promover ações emergenciais e estruturantes de combate à fome por meio de projetos, programas e ações de produção e distribuição de alimentos, de desenvolvimento regional, de educação em segurança alimentar e nutricional, entre outros.


O terceiro exemplo exposto foi o Abrigo Municipal para Pessoas Adultas. No local, são oferecidas oficinas produtivas que proporciona autonomia, geração de renda e condição de reintegração na sociedade dos usuários. A atividade é desenvolvida em parceria com a associação Semeart.


Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira