Alunos de Cariacica participarão de projeto Um por Todos e Todos por Um! – Pela Ética e Cidadania!

IMG_9488 copiarMais de 130 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos, participaram na manhã desta segunda-feira (07) da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso da Prefeitura de Cariacica com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) para que o município participe do projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania! O evento foi realizado no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, e contou com a presença do Prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho.

IMG_9392 copiarTambém estiveram presentes o representante do CGU-ES, o cordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (Naop/ES), João Tadeu de Castro Batista; secretários e servidores municipais, além dos diretores e professores das duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que aderiram ao projeto: Álvaro Armeloni, em Oriente, e Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage.

IMG_9412 copiarOs participantes da cerimônia foram recepcionados por profissionais da Secretaria de Educação (Seme) vestidos de personagens infantis, para dar as crianças uma ideia do programa, resultado de uma parceria entre a CGU e o Instituto Mauricio de Sousa, e que ensina lições importantes de cidadania para as crianças usando os personagens da Turma da Mônica.

Com a ajuda destes personagens, o programa procura envolver estudantes, professores, famílias, escolas e comunidades em reflexões sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade.

Transformadores da sociedade

IMG_9448 copiar“Vocês, crianças que vão participar deste projeto, são transformadores da sociedade, podendo ajudar a criar mecanismos para que a vida em comunidade funcione melhor, com mais justiça, igualdade e cidadania. Devem ajudar ao próximo, tendo consciência que podemos cobrar das pessoas e do Poder Público, por exemplo, mas que também temos que fazer a nossa parte, copiando os bons exemplos e sabendo que temos direitos, mas também deveres a cumprir. Temos que reivindicar, mas também cumprir com os deveres e com as regras que regem a coletividade. Acima de tudo, cultivar o respeito pelo próximo, se colocando no lugar do outro. São estas bases que este projeto pretende passar para vocês. São as bases que devem nortear a vida de todos”, discursou o prefeito Juninho para uma plateia atenta.

IMG_9376 copiarO Termo de Compromisso foi assinado pelo Prefeito Juninho, pelo representante do CGU, João Tadeu de Castro Batista, e pelos secretários municipais de Controle e Transparência, Eliezer Junior, e de Educação, Vanusa Stefanon. Um segundo termo foi assinado pelas diretoras das duas escolas que foram escolhidas para participarem do projeto: Genilda Subtil Marques dos Santos, da Emef Armeloni, e Maria Alice dos Santos Lopes, da Emef Jocarly Gomes Salles, do Bairro Alto Lage.

“Este programa leva ética e cidadania para as crianças, que transformam-se em agentes multiplicadores para a família, amigos e comunidade. Este é um dos papeis da escola, ensinar cidadania”, opinou a subsecretária para Assuntos Pedagógicos da Seme, Ione Aparecida Duarte Santos Dias.

Formação crítica

IMG_9429 copiarO programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania! reforça nos alunos da rede municipal valores como participação social, democracia, responsabilidade, autoestima e interesse pelo bem-estar coletivo. Estimula os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais, além de proporcionar-lhes uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes.

IMG_9401 copiar“O grande diferencial deste projeto é o de ser voltado para a educação de cidadania para as crianças, instruindo-as desde cedo a serem éticos na vida. É por meio de ações educativas que o programa ajuda a formar alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e aptos a lutar por seus direitos”, explica o secretário de Controle e Transparência, Eliezer Junior.

De acordo com o coordenador do Naop/ES, João Tadeu de Castro Batista, atualmente 3,4 mil escolas participam do programa, que envolve 19 mil professores e 550 mil alunos. A CGU distribui os kits com o material educativo formado por três módulos que trabalham a Autoestima, Ser diferente é ser legal e Brasil, meu Brasil Brasileiro.

IMG_9531 copiarTambém são trabalhados em sala de aula valores como: valorização das diferenças, igualdade de oportunidades para todos, construção de valores e de responsabilidades sociais permanentes, além de laços comunitários. E os alunos passar a servir como multiplicadores dessas informações para a família e a comunidade.

A adesão ao programa, lançado em 2008, pode ser feita por escolas públicas e particulares de todo o Brasil.