![IMG_9488 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9488-copiar-300x200.jpg)
Mais de 130 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos, participaram na manhã desta segunda-feira (07) da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso da Prefeitura de Cariacica com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) para que o município participe do projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania! O evento foi realizado no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, e contou com a presença do Prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho.
![IMG_9392 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9392-copiar-300x200.jpg)
Também estiveram presentes o representante do CGU-ES, o cordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (Naop/ES), João Tadeu de Castro Batista; secretários e servidores municipais, além dos diretores e professores das duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que aderiram ao projeto: Álvaro Armeloni, em Oriente, e Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage.
![IMG_9412 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9412-copiar-300x200.jpg)
Os participantes da cerimônia foram recepcionados por profissionais da Secretaria de Educação (Seme) vestidos de personagens infantis, para dar as crianças uma ideia do programa, resultado de uma parceria entre a CGU e o Instituto Mauricio de Sousa, e que ensina lições importantes de cidadania para as crianças usando os personagens da Turma da Mônica.
Com a ajuda destes personagens, o programa procura envolver estudantes, professores, famílias, escolas e comunidades em reflexões sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade.
Transformadores da sociedade
![IMG_9448 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9448-copiar-300x200.jpg)
“Vocês, crianças que vão participar deste projeto, são transformadores da sociedade, podendo ajudar a criar mecanismos para que a vida em comunidade funcione melhor, com mais justiça, igualdade e cidadania. Devem ajudar ao próximo, tendo consciência que podemos cobrar das pessoas e do Poder Público, por exemplo, mas que também temos que fazer a nossa parte, copiando os bons exemplos e sabendo que temos direitos, mas também deveres a cumprir. Temos que reivindicar, mas também cumprir com os deveres e com as regras que regem a coletividade. Acima de tudo, cultivar o respeito pelo próximo, se colocando no lugar do outro. São estas bases que este projeto pretende passar para vocês. São as bases que devem nortear a vida de todos”, discursou o prefeito Juninho para uma plateia atenta.
![IMG_9376 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9376-copiar-300x200.jpg)
O Termo de Compromisso foi assinado pelo Prefeito Juninho, pelo representante do CGU, João Tadeu de Castro Batista, e pelos secretários municipais de Controle e Transparência, Eliezer Junior, e de Educação, Vanusa Stefanon. Um segundo termo foi assinado pelas diretoras das duas escolas que foram escolhidas para participarem do projeto: Genilda Subtil Marques dos Santos, da Emef Armeloni, e Maria Alice dos Santos Lopes, da Emef Jocarly Gomes Salles, do Bairro Alto Lage.
“Este programa leva ética e cidadania para as crianças, que transformam-se em agentes multiplicadores para a família, amigos e comunidade. Este é um dos papeis da escola, ensinar cidadania”, opinou a subsecretária para Assuntos Pedagógicos da Seme, Ione Aparecida Duarte Santos Dias.
Formação crítica
![IMG_9429 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9429-copiar-300x200.jpg)
O programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania! reforça nos alunos da rede municipal valores como participação social, democracia, responsabilidade, autoestima e interesse pelo bem-estar coletivo. Estimula os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais, além de proporcionar-lhes uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes.
![IMG_9401 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9401-copiar-300x200.jpg)
“O grande diferencial deste projeto é o de ser voltado para a educação de cidadania para as crianças, instruindo-as desde cedo a serem éticos na vida. É por meio de ações educativas que o programa ajuda a formar alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e aptos a lutar por seus direitos”, explica o secretário de Controle e Transparência, Eliezer Junior.
De acordo com o coordenador do Naop/ES, João Tadeu de Castro Batista, atualmente 3,4 mil escolas participam do programa, que envolve 19 mil professores e 550 mil alunos. A CGU distribui os kits com o material educativo formado por três módulos que trabalham a Autoestima, Ser diferente é ser legal e Brasil, meu Brasil Brasileiro.
![IMG_9531 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/07/IMG_9531-copiar-300x200.jpg)
Também são trabalhados em sala de aula valores como: valorização das diferenças, igualdade de oportunidades para todos, construção de valores e de responsabilidades sociais permanentes, além de laços comunitários. E os alunos passar a servir como multiplicadores dessas informações para a família e a comunidade.
A adesão ao programa, lançado em 2008, pode ser feita por escolas públicas e particulares de todo o Brasil.