Formatura do Pronatec: qualificação que garante melhorias no mercado de trabalho

Cerimônia de formatura do Pronatec e do Projovem lotou o Matrix Hall na última quarta-feira (11). FOTO: Semco/Claudio Postay

Cerimônia de formatura do Pronatec e do Projovem lotou o Matrix Hall na última quarta-feira (11). FOTO: Semco/Claudio Postay


Alegria por uma conquista e expectativa de uma vida melhor com um emprego em vista. Foram as sensações experimentadas por mais de 1000 alunos diplomados após conclusão dos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (11), na Matriz Hall, no bairro Rio Branco, com a presença do Geraldo Luzia Júnior, o secretário de Cidadania e Trabalho (Semcit), Paulo Roberto, o secretário de Assistência Social (Semas), Douglas Lopes, e demais autoridades estaduais e municipais.


O prefeito parabenizou os profissionais e enfatizou que ali era só o primeiro passo. Ele lembrou que educação é a chave para mudanças e que adquirir conhecimento deve ser uma atitude contínua num mundo com um mercado de trabalho que está sempre em mudanças. E esta vontade da população em se aprimorar levou Cariacica ao primeiro lugar no Estado em participação no programa. Pelos dados do Ministério do Desenvolvimento Social, em 2013, a cidade teve 1892 participações no Pronatec.


elaine1


A formatura contemplou os 412 alunos dos cursos de confeiteiro, mecânico de motocicletas, assistente de logística, portuário, cabeleiro, porteiro/vigia, manicure e padeiro e intérprete de libras. Já no Projovem foram 600 alunos que serão diplomados. Entre os formados do Pronatec está Elaine da Penha de Oliveira Lima, que fez o curso de auxiliar em departamento pessoal. Ela discursou na cerimônia como representante de sua turma. A moradora do bairro Castelo Branco, de 31 anos, vê que suas chances, na empresa onde já atua, poderão crescer após essa qualificação profissional. “Eu gosto de trabalhar na área de Recursos Humanos. O curso do Pronatec me deu parâmetros para pensar também mais além. Se Deus quiser, ano que vem, vou me aprimorar e fazer um curso superior de Administração”, planejou.


De acordo com o gerente de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, Joe Lima, o Pronatec se torna cada vez mais um passaporte garantido para ingresso no mercado de trabalho. Pelos dados da Agência do Trabalhador, ligada à Semcit, cerca de 30% dos alunos formados já estão inseridos no mercado de trabalho.





Informações à Imprensa:
Texto:Marcelo Pereira
Jornalista responsável:Alcione Coutinho