Semdes participa de capacitação sobre Programa de Proteção a Jovens

IMG_0073 copiarConhecer todo o processo de orientação, acolhimento e critérios para habilitar famílias e jovens a participarem do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Espírito Santo. Este é o objetivo da capacitação oferecida nesta sexta-feira (07) pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), responsável pelo programa no município, para as equipes que trabalham nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas); Centros de Referência de Assistência Social (Cras); Conselhos Tutelares e no acolhimento institucional da Prefeitura. A formação ocorre das 9h às 16 horas na Escola Estadual Hunney Everest Piovesan (Polivalente), em Campo Grande.

IMG_0081 copiarOs temas abordados na capacitação são: Violência letal e extermínio da juventude; Importância do trabalho em Rede e Papel do Sistema de Garantia de Direitos; Execução do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no ES, Fluxo de Atendimento envolvendo os órgãos oficiais e papel dos Cras e Creas.

A coordenadora do Creas, Jackeline Barbosa Gonçalves, explica que na formação os servidores vão conhecer de forma mais abrangente todos os mecanismos de inserção de crianças e adolescentes ameaçados de morte no programa de proteção deste público, inclusive como abordarem e orientarem às famílias a lidarem com o problema, além de conhecerem toda a rede de proteção destinada a estes jovens e suas famílias.

Capacitação para a Rede de Serviços a Crianças e Adolescentes de Cariacica
Tema - Proteção a vida: um trabalho em rede!
Data: 07/07/2017
Horário: 9h às 16 horas
Local: Polivalente de Campo Grande – ao lado da APAE
Temas abordados: Violência letal e extermínio da juventude; Importância do trabalho em Rede e Papel do Sistema de Garantia de Direitos; Execução do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no ES, Fluxo de Atendimento envolvendo os órgãos oficiais e papel dos Cras e Creas.
Programação
9 horas- Café da manhã, credenciamento e entrega de material
09h30 - boas indas
Abertura: Apresentação oficial dos objetivos da capacitação para os participantes
9h40 às 10h40- Palestra sobre o direito à vida de crianças, adolescentes e jovens e o contexto da violência e extermínio no território do Espírito Santo.
10h40 às 11h40 – Palestra sobre o direito à Vida de crianças, adolescentes e jovens e a importância do trabalho em rede.
11h40 às 12 horas - Debate e Fechamento dos trabalhos da manhã
12h às 13 horas - Almoço
13h às 15 horas- Apresentação Dialogada: o direito à vida de crianças, adolescentes e jovens e o modelo de proteção desenvolvido pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do ES.
15h as 15h30 - encerramento com Entrega de Certificados
15h30 as 16 horas - Lanche Final – momento de integração entre participantes