Audiência pública debate PDM da região de Alto Lage, Sotema e Itaquari

Questões relacionadas aos bairros Alto Boa Vista, Alto Lage, Expedito, Itaquari e Sotema foram debatidas por moradores e comerciantes da Região 5 durante a sexta audiência pública do Plano Diretor Municipal (PDM) na noite desta quarta-feira (12). O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), foi no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O assunto da mobilidade foi colocado em evidência pois a região, que é densamente povoada, é margeada por duas vias de grande fluxo: a BR 262 e a Rodovia José Sette. Além disso, próximo ao seu entorno, há dois grandes terminais rodoviários (o de Jardim América e de Itacibá), além de uma estação ferroviária. O trânsito para acessar ou sair desses bairros é fortemente influenciado por essa conjuntura.

Outro aspecto apresentado na discussão foi o histórico. "Esses bairros possuem muitos casarões e imóveis antigos, testemunharam um período histórico específico de Cariacica e todo esse patrimIMG_1123 copiarônio não deve se perder no que a comunidade pode propor no PDM para a região", apontou o coordenador de Informações Técnicas da Semdec, David Nogueira.

A comeIMG_1132 copiarrciante e líder comunitária de Itaquari, Neuza Barcellos, ficou surpresa em saber que a rede de saneamento, de responsabilidade do Governo do Estado, ainda está muito concentrada em Alto Lage. "É algo que precisamos ficar atentos e cobrar mais do Estado porque os bairros já têm uma estrutura pronta. Não contar com tratamento de esgoto prejudica o desenvolvimento dos lugares", destacou. Ela também apontou para a necessidade de que o poder público fique atento à conservação do que já está entregue. Serviços de reparos como tapa-buraco devem ser mais constantes. "Se aqui é uma região influenciada pela mobilidade, o asfaltamento tem que estar em boas condições", considerou.

Nesta quinta-feira (13), às 19h, a audiência pública será realizada na Emef Ayrton Sena, em Vistamar, para apresentar propostas para a Região 6. Podem participar moradores dos bairros Vistamar, Bandeirantes, Bela Aurora, Boa Sorte, Jardim América, Sotelândia, Vale Esperança e Vasco da Gama.

Hot site

Além das audiências públicas, a população de Cariacica pode contribuir na elaboração do plano encaminhando sugestões para a Prefeitura por meio do preenchimento de um formulário publicado no hot site do PDM, criado pela Prefeitura no endereço: http://sistemas.cariacica.es.gov.br/pdm/. Sugestões e informações também podem ser enviadas pelo endereço eletrônico [email protected].

O PDM foi planejado para ser concluído no último trimestre de 2017. As audiências são organizadas para a população opinar e dar sugestões sobre o ordenamento do solo urbano. O objetivo é o de identificar as potencialidades e fragilidades de cada região para traçar um plano de desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos, período de vigência do PDM, atendendo aos anseios das comunidades. A vocação que cada região tem dentro do contexto municipal é analisada, traçando um diagnóstico da cidade em cima de três eixos: Ordenamento Territorial; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Social e Econômico.

Na metodologia para elaboração do PDM, a equipe da Prefeitura, formada por servidores técnicos da Semdec, faz uma leitura técnica analisando o atual PDM, apontando alguns gargalos e projetando anseios para os próximos 10 anos de desenvolvimento do município, prazo de vigência do novo documento. A sociedade participa contribuindo com aspectos que enxerga, na vivência do dia a dia, como essenciais para uma cidade mais justa, inclusiva e democrática.

O PDM de Cariacica está em elaboração simultaneamente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI). Buscando eficiência e qualidade a cidade assinou, há cerca de um mês, um convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que permite transferência metodológica, de informações e qualificação, possibilitando que um plano dialogue com o outro no início de 2018, quando ambos serão aplicados.

Terceira etapa

As audiências públicas fazem parte da terceira etapa de elaboração do PDM. As primeiras foram a estruturação da equipe, metodologia e planejamento, sendo ouvidos alguns setores da sociedade, entidades e conselhos de classe. Nas próximas etapas serão realizadas a consolidação dos dados obtidos nas leituras técnicas e comunitárias; outras audiências públicas com a apresentação da minuta do projeto de lei do PDM 2017 a 2027; encaminhamento deste documento para a Câmara de Vereadores de Cariacica e, por último a capacitação dos agentes da administração pública e Conselho do plano Diretor de Cariacica.

Como medida de economicidade e levando em conta a capacidade do corpo técnico, a Prefeitura conta com um grupo de servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente no comanda destas ações. A estimativa é de que isto pode significar uma economia de cerca de R$ 2 milhões.

Serviço:
Audiência Pública para debate sobre o PDM de Cariacica 2017/2027
Região 6
Quando: quinta-feira, 13 de julho
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Sena, Rua dos Pardais, 33, Vistamar.
Horário: 19 horas

Confira o calendário das audiências públicas para debate sobre o PDM de Cariacica 2017/2027

sexta-feira (14) – Região 2 – Tabajara
terça-feira (18) – Região 7 – Jardim Botânico
quarta-feira (19) – Região 8 – Nova Rosa da Penha
quinta-feira (20) – Região 9 – São João Batista
terça-feira (25) – Região 10 – Novo Brasil
quarta-feira (26) – Região 11 – Campo Belo
quinta-feira (27) – Região 12 – Santo André