Iluminação natalina encanta moradores de Itacibá e Jardim América
Por Marketing, postado em 11/12/2013
A entrega da decoração do Natal de 2013, intitulada “Cariacica, Natal que brilha”, levou mais beleza aos bairros Itacibá e Jardim América, na noite de terça-feira (11). A iluminação foi acionada pelo prefeito Geraldo Luzia Júnior. As cores, os enfeites e o brilho das lâmpadas encantarão as noites dos moradores e de quem apenas passar por essas duas comunidades durante o período de Festas de fim de ano. Inaugurações como essas acontecem gradualmente nos bairros da cidade e já estão funcionando em Campo Grande e Vila Palestina, desde o último dia 3.
Nesta terça-feira, antes que o prefeito acionasse o botão ligando as luzes em cada uma das comunidades, a cantora lírica Elaine Rowena fez a sua performance, mesclando canções próprias do Natal com temas de ópera. Moradores, representantes da Câmara de Vereadores, do secretariado municipal, e lideranças locais acompanharam e aprovaram as apresentações e a decoração. Elaine Rowena quebrou o protocolo e mostrou que gosta de interagir com a plateia. A artista pediu que todos dessem as mãos, mentalizassem fatos e desejos positivos para o próximo ano, enquanto entoava “Noite Feliz”. Foi dado espaço também para os talentos locais. Na praça de Itacibá, houve a performance da banda marcial Terfina Rocha Ferreira. Já em Jardim América, a participação foi da corporação musical Hilário Vieira da Silva. Os grupos são formados por estudantes.
O prefeito da cidade destacou o caráter inédito da iluminação, durante a fala. “Nunca o município contou com uma decoração tão atraente e grandiosa e que atingisse todas as regiões de maior circulação. E também é importante lembrar: com o mesmo material e qualidade. O que Campo Grande recebeu não é diferente do que Itacibá e Jardim América também estão ganhando. É uma forma de desejarmos votos de um ótimo Natal para a nossa população, de maneira digna”, enfatizou. Juninho também explicou que o valor gasto na iluminação é um recurso vinculado, oriundo da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). “Esse recurso não pode ser destinado para outro fim, como investimentos em uma unidade de saúde, por exemplo. Isso é lei”, argumentou.
Juninho ainda lembrou que, além de deixar a cidade mais bonita, a decoração de Natal favorece e incentiva o comércio local. Ele informou que a ideia inicial de iluminar Cariacica para o fim de ano partiu de reuniões com as associações comerciais do município. “Uma iluminação diferenciada atrai as pessoas. Além da questão estética, elas, naturalmente, passam a consumir, comprar e contratar os serviços daquela região. O efeito das luzes reflete no comércio”, apontou.
Opiniões
Os moradores disseram testemunhar um clima de Natal diferente esse ano, por causa da iluminação. Na praça de Itacibá, as árvores circundadas por microlâmpadas brancas e carregadas de símbolos natalinos geraram opiniões de aprovação. “Nunca houve por aqui uma decoração desse porte. Eu acredito que Cariacica seja mais bem-vista tanto pelos moradores daqui quanto pelos dos municípios vizinhos. A população passa a sentir que a cidade está sendo bem cuidada, além de atrair mais pessoas para visitá-la e, ainda, beneficiar o comércio”, observou o empresário João Carmo, de 44 anos.
Em Jardim América, a iluminação ficou concentrada nos postes de energia, com painéis, alternados, representando o Papai Noel e anjos tocando trombetas. A cerimônia de inauguração aconteceu na rua Paraguai, a principal via do bairro.
A dona de casa Bruna de Souza, 25, e o marido, o vigilante Everton dos Santos Soares, 27, eram só elogios, acompanhados dos filhos Carlos Eduardo, 5, e Ryan, 3. “A decoração vai até a minha casa e deixa a rua muito mais bonita. Moro aqui há 10 anos e nunca tivemos algo assim”, opinou Bruna. Soares apontou os benefícios para o comércio e também para os próprios moradores. “Quem mora aqui, com essa iluminação, vai ter a autoestima valorizada”, finalizou.
Informações Adicionais:
Texto:Marcelo Pereira
Jornalista responsável:Evandro Costalonga