Audiência do PDM na Região 6 discutido por comunidades

A sala de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Ayrton Sena, em Vista Mar, ficou lotada de participantes na sétima audiência pública do Plano Diretor Municipal (PDM), realizado na noite desta quinta-feira (13), na Região 6. Os moradores dos bairros: Bandeirantes, Bela Aurora, Bela Aurora, Boa Sorte, Jardim América, Sotelândia, Vale Esperança, Vasco da Gama e Vista Mar, fizeram questão de participar da reunião que discutiu assuntos relacionados ao planejamento da cidade para os próximos dez anos.


IMG_1218 copiarIMG_1216 copiarA participação dos representantes das nove comunidades foi tão grande que a audiência pública encerrou depois das 23h da noite. “Vim preparado para a reunião. Busquei informações no hot site e participei dos debates. Acredito que uma cidade melhor se faz com pessoas conscientes, pois cada um tem que fazer a sua parte”, ressaltou o líder comunitário de Vista Mar, Antônio Juliano da Silva. “Achei ótima essa iniciativa. Essas discussões aproximam a Prefeitura da comunidade”, completou Leomar Cardoso Ramos, líder comunitário de Boa Sorte.

Nesta nesta-feira (14), às 19h, a audiência pública será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Tabajara, para apresentar propostas para a Região 2. Podem participar moradores dos bairros: Bubu, Campo Vede, Cangaíba, Graúna, Planeta, Santana, Santo Antônio, Serra do Anil, Tabajara e Vila Prudêncio.

Hot site

Além das audiências públicas, a população de Cariacica pode contribuir na elaboração do plano encaminhando sugestões para a Prefeitura por meio do preenchimento de um formulário publicado no hot site do PDM, criado pela Prefeitura no endereço: http://sistemas.cariacica.es.gov.br/pdm/. Sugestões e informações também podem ser enviadas pelo endereço eletrônico [email protected].

O PDM foi planejado para ser concluído no último trimestre de 2017. As audiências são organizadas para a população opinar e dar sugestões sobre o ordenamento do solo urbano. O objetivo é o de identificar as potencialidades e fragilidades de cada região para traçar um plano de desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos, período de vigência do PDM, atendendo aos anseios das comunidades. A vocação que cada região tem dentro do contexto municipal é analisada, traçando um diagnóstico da cidade em cima de três eixos: Ordenamento Territorial; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Social e Econômico.

Na metodologia para elaboração do PDM, a equipe da Prefeitura, formada por servidores técnicos da Semdec, faz uma leitura técnica analisando o atual PDM, apontando alguns gargalos e projetando anseios para os próximos 10 anos de desenvolvimento do município, prazo de vigência do novo documento. A sociedade participa contribuindo com aspectos que enxerga, na vivência do dia a dia, como essenciais para uma cidade mais justa, inclusiva e democrática.

O PDM de Cariacica está em elaboração simultaneamente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI). Buscando eficiência e qualidade a cidade assinou, há cerca de um mês, um convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que permite transferência metodológica, de informações e qualificação, possibilitando que um plano dialogue com o outro no início de 2018, quando ambos serão aplicados.

Terceira etapa

As audiências públicas fazem parte da terceira etapa de elaboração do PDM. As primeiras foram a estruturação da equipe, metodologia e planejamento, sendo ouvidos alguns setores da sociedade, entidades e conselhos de classe. Nas próximas etapas serão realizadas a consolidação dos dados obtidos nas leituras técnicas e comunitárias; outras audiências públicas com a apresentação da minuta do projeto de lei do PDM 2017 a 2027; encaminhamento deste documento para a Câmara de Vereadores de Cariacica e, por último a capacitação dos agentes da administração pública e Conselho do plano Diretor de Cariacica.

Como medida de economicidade e levando em conta a capacidade do corpo técnico, a Prefeitura conta com um grupo de servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente no comanda destas ações. A estimativa é de que isto pode significar uma economia de cerca de R$ 2 milhões.

Serviço:
Audiência Pública para debate sobre o PDM de Cariacica 2017/2027
Região 2
Quando: sexta-feira, 14 de julho
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Tabajara
Horário: 19 horas

 

Confira o calendário das audiências públicas para debate sobre o PDM de Cariacica 2017/2027

terça-feira (18) – Região 7 – Jardim Botânico
quarta-feira (19) – Região 8 – Nova Rosa da Penha
quinta-feira (20) – Região 9 – São João Batista
terça-feira (25) – Região 10 – Novo Brasil
quarta-feira (26) – Região 11 – Campo Belo
quinta-feira (27) – Região 12 – Santo André