Emef Laurinda Pereira do Nascimento recebe prêmio do Dia do Desafio

20170718_100856Com fitas de cetim para ginástica rítmica, bambolês e cordas de pular, a manhã desta terça-feira (18) foi de alegria para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laurinda Pereira do Nascimento, em Graúna. A unidade teve o maior número de participantes do Dia do Desafio, realizado em 31 de maio. Por isso, além dos materiais esportivos, a escola ganhou uma manhã de lazer, que será neste sábado (22), das 8h às 11h. Além das crianças, participaram da entrega membros das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp) e Educação (Seme).

"Criança feliz é criança bem cuidada. E criança adora se movimentar. Parabéns à equipe da escola pela iniciativa e por mostrar a importância da atividade física para os estudantes. Essa parceria entre as secretarias, unindo esporte e educação, é importante para trabalhar projetos mais amplos para Cariacica", afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher. "É uma alegria muito grande entregar os equipamentos esportivos para a escola, que teve 336 pessoas participando do Dia do Desafio nos turnos matutino e vespertino. A Emef está de parabéns pelo envolvimento dos alunos e esperamos contar com todos no ano que vem", diz o gerente de Atividade Física e Recreação, Ronaldy Siqueira Bastos.

20170718_102322A ideia de inserir a Emef Laurinda Pereira no Dia do Desafio foi da coordenadora da unidade, Kátia Sueli Sant'ana, que comemorou a chegada da premiação. "Vi o Dia do Desafio de 2016 e fiquei com vontade de participar e envolver as crianças. Quando a edição deste ano foi divulgada, já conversei com a professora de Educação Física, Luciana Costa Alves, que abraçou a ideia junto com toda a equipe da escola. Os alunos gostaram tanto que pediram para ter mais aulas de alongamento", conta.

Para a professora Luciana, a chegada dos materiais amplia as ferramentas de trabalho. "Todos estavam cientes de que o material foi uma premiação pelo que fizeram no Dia do Desafio. Agora as aulas ficarão mais diversificadas", explica. Foram entregues bolas de vôlei, basquete e para queimada; redes para futsal; jogos de damas e de xadrez; raquetes e bolas de tênis; bambolês; fitas de cetim para ginástica rítmica, kits infantis com camisa e bermuda; e coletes para futsal.

Dia do Desafio

Neste ano, Cariacica deu mais um show de disposição no Dia do Desafio. Pela terceira vez consecutiva a cidade venceu uma edição do evento, com a participação de 141 mil pessoas, correspondente a 40,46% da população. O município enfrentou Huancavelica, localizada no Peru, que registrou a atividade de 2,65% dos moradores.

O Dia do Desafio objetivo de estimular a prática de atividades físicas. Bastou realizar 15 minutos de atividade física durante o dia e registrar diretamente com a Prefeitura. Esta foi a quarta vez que Cariacica participa do Desafio, e a cidade foi campeã em 2015 e em 2016. Na edição do ano passado, 132.400 cariaciquenses (37,81% da população) realizaram pelo menos 15 minutos de atividades físicas e registraram-nas pelo e-mail, telefones ou pontos estratégicos de coleta de dados da Semesp. A concorrente de 2016, San Pedro de Macoris, compareceu de 1,04% de seus habitantes.

O evento foi criado no Canadá nos Anos 80 e tem como objetivo despertar o interesse das pessoas pelas práticas esportivas, por meio de uma competição entre cidades. Ele é uma iniciativa da “The Association For International Sport for All” (Tafisa) em parceria com a “International Sport and Culture Association” (Isca) e a “Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura” (Unesco). Em 1995, o Sesc tornou-se o responsável pela coordenação do projeto no Brasil.