Expectativa de geração de empregos com entreposto da Zona Franca
Por Marlon Marques, postado em 19/07/2017
Fotos Claudio Postay
Cariacica é o endereço do novo Centro de Distribuição da Zona Franca de Manaus, área beneficiada com isenção de impostos que incentivam à abertura de empresas. Nesta modalidade, a cidade será entreposto do que for produzido na região norte do país para distribuir em estados das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. O anúncio oficial foi realizado na manhã desta terça-feira, no gabinete do Governo do Estado do Espírito Santo.
O entreposto ficará localizado às margens da Rodovia do Contorno, num dos armazéns do Terca, empresa do Grupo Cotia classificada como Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA). O início do funcionamento é estimado em 90 dias, com investimentos para adequação em torno de R$ 2 milhões. O retorno para a cidade e estado é a atração de até 150 novas empresas e, consequentemente, abertura de vagas de emprego.
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, lembrou da vocação logística como ponto forte para a implantação deste empreendimento. Para ele, esta pode ser uma alavanca que começará a mudar a história da cidade. “A novidade é fruto do trabalho de muitas mãos sob coordenação do Governo do Estado. Buscamos este entendimento desde o fim de 2015 e a consolidação é de extrema importância para a cidade de Cariacica, que agora se reafirma como grande potência de logística no Espírito Santo e Brasil”, analisou Juninho.
Para o gestor municipal, será gerado desenvolvimento econômico, mas o maior legado para a cidade será social. “Com novas empresas, postos de trabalho serão gerados. Quando uma pessoa tem seu emprego, sua renda garantida, ela se emancipa. O ganho social é o mais importante nesse cenário. Estamos deixando um caminho estruturado para o desenvolvimento sustentável da cidade para que, a cada dia, cresça e dê mais qualidade de vida aos cariaciquenses”.
O governador Paulo Hartung reforçou que prepara uma missão ao Amazonas no início do mês de agosto, a fim de atrair novos negócios e apresentar o Espírito Santo à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além de atrair as empresas sediadas lá para que invistam no Estado.
O polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.
Entre os principais setores produtivos da ZFM estão: eletroeletrônicos, duas rodas, relojoeiro/joalheiro, metalmecânico, embalagens, químico, ótico, informática e de componentes eletrônicos.