Galera do Stélida Dias aprova cinema na Biblioteca
Por Lucas Santos, postado em 27/07/2017
Fotos Claudio Postay

O projeto da biblioteca vai promover, após a exibição dos filmes, uma discussão sobre o que foi visto.
A turma gostou do que viu. Entre os alunos, muitos já conheciam as aventuras do garoto Greg, que, na história, tenta se tornar uma pessoa mais popular na escola. Uma de opinião mais crítica era a estudante Eduarda Secchin, de 10 anos. Ela conta que a história do filme passa uma mensagem muito importante. “O filme mostra que podemos ser quem quisermos", opina.
Já sua colega de turma, Brenda Almeida, acredita que a mensagem do filme pode ser usada para a vida inteira. “No filme, vemos que não precisamos de muito para sermos quem somos. Greg também mostra que não é necessário ter muito amigos para que sejamos os melhores da turma”, explica.
A professora Darcymeri Dondoni considera que atividades como essa são extremamente importantes, pois incentiva o lado crítico das crianças. “Eu sempre busco realizar atividades assim pois, além de instigar as crianças, é possível retratar diversos temas”, desenvolve. “Eu pretendo trazer minhas turmas sempre que possível”, complementa.
O projeto irá exibir filmes mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês, com sessões às 10h e às 13h30, seguidas de uma roda de conversa sobre a obra literária e o filme. Na programação também estarão previstas filmes e documentários capixabas que dialoguem com o universo literário.