Disque-Silêncio promove fiscalização educativa na avenida Expedito Garcia
Por Marketing, postado em 10/12/2013
![Quem não se cadastrar, não poderá pela exercer o serviço de divulgação em Cariacica.FOTO: Semco/Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/07/cadastro.jpg)
Quem não se cadastrar, não poderá pela exercer o serviço de divulgação em Cariacica.FOTO: Semco/Lucas Calazans
O Disque-silêncio fez uma abordagem educativa com distribuição de panfletos, na manhã desta terça-feira (10), na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A intenção foi informar os comerciantes e proprietários de veículos de divulgação sonora como peruinhas, bicicletas e motocicletas, acerca do cadastramento que será feito na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h, na sede da Prefeitura de Cariacica. A ação busca regularizar os profissionais atuantes do município. A equipe percorrerá durante esta semana os bairros de maior circulação desta categoria como Belo Aurora, Porto de Santana, Vila Capixaba, Itacibá e Jardim América, para que todos se ajustem à legislação.
O cadastramento será feito no auditório da sede da Prefeitura. Os comerciantes ou responsáveis pela publicidade deverão trazer documentação pessoal e do veículo. Ao todo, 80 fichas estarão disponíveis aos profissionais. Quem não comparecer deverá procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), até o dia 20 de dezembro. Segundo o gerente de controle ambiental, Robson Barros, quem não se cadastrar, não poderá pela exercer o serviço em Cariacica.
“Nossa ação é para educar e normatizar o sistema de divulgação existente em nosso município atualmente. Com isso, impediremos que pessoas de municípios vizinhos venham comprometer o trabalho de quem já atua aqui. Iremos cadastrar os profissionais e disponibilizar uma numeração em seus veículos. Todos ficarão atentos ao limite de poluição sonora permitida na Lei 177/2002, e mais tranquilos”, comentou Barros.
Reação dos divulgadores
Ao chegar a Campo Grande, os fiscais abordavam os divulgadores que passavam e alertavam sobre a importância do cadastramento. Kayo Queiroz Campos, 27 anos, está na profissão há quatro meses e achou bem positiva a ação da Prefeitura. Ele tem uma peruinha e vai se cadastrar para garantir seu mercado de atuação. “Vem muita gente de fora e atrapalha quem é do município. Acho que com o cadastro, vai inibir quem não é daqui. Só tem a melhorar para nossa categoria”, elogiou. Outro divulgador que gostou da ideia de se cadastrar foi Alessandro Pereira da Silva, 31. Ele tem uma bicicleta, também é morador de Cariacica, e comparecerá para colocar seu veículo em dia com as normas municipais.
Poluição sonora
O alto nível de poluição sonora proveniente de equipamentos de som, utilizados para a propaganda e publicidade, podem provocar malefícios à saúde humana, além de perturbação do sossego de quem transita ou reside nas proximidades da fonte geradora. É de extrema importância que tanto os comerciantes quanto a população em geral se conscientizem e respeitem os limites de emissão estabelecidos pelos instrumentos legais.
Em caso de poluição sonora, o telefone do Disque-silêncio é o 0800 283 9255. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 8h às 18h; e, à noite, de segunda a domingo, das 18h às 6h da manhã (este número não recebe ligações de celular).
Serviço: Cadastramento de veículos de divulgação
Dia: 16 de novembro
Local: auditório da Prefeitura, em Alto Lage
Até dia 20 de dezembro
Local: Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), rua João Lopes Rogerio, Edifício Christi, Nº 06, sala 301, Campo Grande
Mais informações: 3346-6395
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira