Grupo Motim abre inscrições para oficina teatral com apoio da Lei João Bananeira

O Grupo Motim de Teatro abre inscrições para uma oficina de iniciação teatral com duração de cinco meses. Voltado para jovens e adultos com aptidão para as artes cênicas, estes poderão se inscrever até o dia 18 de agosto enviando pedido de inclusão no curso para o email [email protected] ou fazer contato direto com a produção da companhia pelo telefone (27) 9 8825-5346.

Após as inscrições, o grupo irá entrar em contato com os selecionados que formarão duas turmas, com 25 vagas cada. As aulas serão realizadas na Faesa Cariacica, às terças e quartas ou às quintas e sextas, sempre das 19h às 21h, conforme opção do aluno. O curso começa dia 22 de agosto.

A oficina de artes cênicas, totalmente gratuita, ganhou recursos da Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). O recurso foi no valor de R$ 23.016,60.

Durante a oficina, os participantes aprenderão técnicas de relaxamento e concentração, expressão vocal e corporal, improvisação, estudo de texto, criação de personagens, entre outros itens. “A partir das nossas vivências como grupo experimental e tendo como inspiração a teoria do Teatro do Oprimido, do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), iremos trabalhar a iniciação de palco, além de jogos dramatúrgicos e criação de esquetes”, resume um dos integrantes da companhia e oficineiro, o ator Paulo Henrique de Oliveira.

Trajetória

O grupo Motim de Teatro foi formado em 1994 no bairro Oriente. Estreou com o espetáculo “Os Sublevados”, com o tema do imperialismo dos Estados Unidos e seus desmandos na América Latina. Também no seu repertório está a peça “O Criminoso”, de 1996, frequentemente apresentada ao longo dessas duas décadas em diversos espaços culturais e também em escolas, praças e movimentos comunitários da Grande Vitória. Participou ainda de duas edições do Entepola – Festival de Teatro Latino Americano, realizado em Nova Venécia e Colatina, além de festivais no Rio de Janeiro e Minas Gerais. De formação inspirada na contracultura, com influência do movimento libertário, temperada por uma estética punk, a companhia tem seus trabalhos marcados pelo senso de justiça social,  voltado para a formação de jovens artistas residentes nas periferias de Cariacica.

Em setembro de 2016, cumpriram temporada no Centro Cultural Frei Civitella, com “O Criminoso”. Na ocasião, foi feita a estreia de três novos integrantes. O Motim conta com oito profissionais.

Serviço:

Oficina de Teatro e Inclusão Social com o Grupo Motim de Teatro

Inscrições: até 18 de agosto.

Como: pelo email [email protected] ou pelo telefone  (27) 9 8825-5346.

Público-alvo: jovens e adultos com aptidão para as artes cênicas.

Vagas: 50 (2 turmas com 25 alunos cada)

Horários das turmas: terça e quarta, das 19h às 21h; quinta e sexta, das 19h às 21h.

Informações: (27) 9 8825-5346.

Início do curso: 22 de agosto na Faesa Cariacica.

Quanto: gratuito.