CRE Metropolitano é o novo ponto de coleta do programa Cariacica Recicla
Por Rosa Mariana, postado em 09/08/2017
Fotos Lucas Calazans
![IMG_6372 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/08/IMG_6372-copiar-300x200.jpg)
“É importante lembrar que frascos de medicamento ou as caixas de remédio que estiverem úmidas não devem ser recicladas. Mas papéis, latas, vidros e plásticos podem e devem ser separados para a reciclagem. A coleta seletiva diminui a exploração dos recursos naturais, reduz o consumo de energia, diminui a poluição ambiental, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, gera economia na limpeza urbana e promove a geração de emprego e renda”, explica a subsecretária de Meio Ambiente, Camila Pacheco.
O coordenador de Saneamento Ambiental, Henderson Trancoso, lembra que a grande dificuldade para a coleta seletiva é a conscientização dos moradores. “É importante que a separação correta seja rotina nas residências. Dividir o lixo entre seco e úmido auxilia no repasse do material reciclável para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha (Acamarp) e para a FlexVida, que fica em Nova Canaã”, orienta.
![IMG_6383 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/08/IMG_6383-copiar-300x200.jpg)
Troca de latas
De acordo com a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini, o município de Cariacica foi o segundo a receber um posto de coleta seletiva. “Nossa ideia no CRE Metropolitano é começar pela Farmácia, recolhendo as latas vazias das fórmulas disponibilizadas para os usuários e encaminhando-as para a coleta seletiva. Cada pessoa que retira as fórmulas leva entre 10 e 12 latas, todo mês. Com isso, pretendemos estimular a coleta de recicláveis por meio da troca das latas, condicionando as novas entregas à devolução das latas do mês anterior”, afirma.
Cariacica Recicla
Por meio do programa Cariacica Recicla, os moradores dos bairros Vila Capixaba, Campo Grande, São Geraldo I, São Geraldo II, Jardim América, Itacibá e Alto Lage contam com a coleta de materiais recicláveis porta a porta. Basta deixar o lixo seco no local apropriado nos dias e horários em que o caminhão exclusivo do Cariacica Recicla passa pelo bairro. Os primeiros bairros contemplados foram escolhidos pelo volume de resíduos sólidos gerados. Os próximos bairros ainda serão definidos. Os recicláveis são encaminhados para as duas associações de catadores de Cariacica: Acamarp e Flexvida.
Além da coleta porta a porta, atualmente o município possui 18 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do programa Cariacica Recicla. Também são disponibilizadas as Ecobags (bolsas de coleta em que o cidadão pode depositar os materiais recicláveis) em 78 unidades de ensino municipais, estaduais e particulares. As escolas municipais receberam uma bombona plástica para o descarte do óleo.
- Confira os dias e horários da coleta porta a porta:
Vila Capixaba – quarta-feira, às 15h
Campo Grande – segunda e quinta-feira, às 14h
São Geraldo I – quinta-feira, às 14h
São Geraldo II – segunda-feira, às 14h
Jardim América – terça e sexta-feira, às 14h
Itacibá – quarta-feira, às 14h
Alto Lage – sexta-feira, às 14h
- Para reciclagem, o material é o indicado abaixo:
Plástico: garrafas PET, tampas, CDs, DVDs, tubos, canos, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e alimentícios, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite e isopor.
Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, caixas de papelão, revistas, folhas de rascunho, cadernos, caixa de leite e suco limpas, envelopes, cartolinas e papéis de embrulho limpos.
Metais: latas limpas de alimentos, refrigerantes, cervejas, marmita de alumínio limpas, panelas, talheres de aço, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco
Vidros: garrafas, potes, vidros de conserva, produtos de limpeza e frasco.