Garotada da Emef Agustinha Muniz antenada com as regras de trânsito

Um jeito divertido de aprender sobre regras e boas práticas no trânsito com palestra interativa, teatro de fantoches e jogo de tabuleiro gigante. Foi assim a dinâmica da campanha “Detranzinho nas Escolas”, durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (10), envolvendo alunos da Emef Agustinha Muniz, em Vila Prudêncio. A ação acontece a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Detran – ES e que incluirá uma série de visitas em escolas da rede de Cariacica até dezembro.

IMG_6672 copiar

Os pequenos se divertiram com uma peça de fantoches sobre dicas no trânsito



As crianças aprenderam sobre tudo o que contribui para uma maior convivência entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. O formato das ações foram aprovados pelos alunos.

Os pequenos ficaram encantado com uma peça de fantoches. "Aprendi que a gente não pode dirigir sem cinto de segurança", destacou Welisson Fernandes, 6 anos.

IMG_6736 copiarEnquanto isso, no pátio, as amigas Victoria Karolyna, 11 anos, e Ketlyn Catarina, 10, ambas do 5º ano, estavam empolgadas em participar do jogo da "Transitolândia". Nele, num tapete estampado, tal qual uma disputa de jogo de tabuleiro, eram premiados os jogadores que avançavam as casas depois de responder corretamente sobre boas práticas ao dirigir ou andar pelas ruas. "Fica mais fácil aprender e guardar as informações dessa forma. A gente fica mais atenta para dizer aos nossos pais. Eu vejo muita gente dirigindo falando ao celular e isso é errado e pode trazer risco", destacou Victoria. "E a gente também recebeu dicas de quem não é motorista. Por exemplo, eu que sou pedestre, vou passar a prestar mais atenção ao atravessar as ruas ou usando as faixas de segurança ou olhando para todos os lados e em linha reta quando não tiver", acrescentou Ketlyn.

IMG_6745 copiar

A diretora da Emef Agustinha Muniz, Adriana Perine, vê os alunos como os disseminadores de um trânsito seguro entre os pais



Para a diretora da Emef Agustinha Muniz, Adriana Perine, a iniciativa é válida pois reforça o que já é trabalhado pelo corpo pedagógico do colégio ao longo do ano. "Além disso, as crianças se conscientizam de como agir no trânsito e repassam essas informações aos pais e adultos, disseminando naturalmente  as informações", elogia.

A ação teve acompanhamento de agentes municipais de trânsito e da Coordenação de Informações e Educação para Trânsito da Semdefes.

Ainda este mês, a campanha irá visitar as Emefs Álvaro Armeloni, em Oriente, no dia 22, e Ferdinando Santório, em Vila Capixaba, no dia 24.