Força-tarefa de combate ao escorpião em Vila Prudêncio

Cuidar dos quintais e jardins, evitando o acúmulo de materiais que possam servir de abrigo para insetos e outros animais, como escorpiões. Essa foi uma das orientações que os agentes de saúde deram a moradores de Vila Prudêncio nesta quinta (10) e sexta-feira (11). Além das visitas dos agentes a 584 imóveis, o bairro recebeu nesta semana um mutirão de limpeza em terrenos próximos ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ivan Roberto de Sousa, em virtude da grande incidência de escorpiões na região. A força-tarefa acontece desde segunda-feira (07) e é uma ação conjunta das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra), de Saúde (Semus) e de Educação (Seme).

Limpeza dos terrenos

IMG_6595 copiarPor meio do georreferenciamento, a Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde identificou 19 terrenos com mato, casas abandonadas e pontos viciados de lixo no entorno da creche Ivan Roberto. Apesar de as áreas serem particulares, a Prefeitura está realizando a limpeza dos locais. Até o momento foram retiradas 15 caçambas de lixo descartado no terreno próximo ao Cmei, o que equivale a cerca de 120 toneladas de resíduos. O próximo passo é identificar proprietários dos terrenos quanto à limpeza e fechamento das áreas, com base no Decreto 33/2016. Caso a limpeza não seja feita, o responsável pode ser multado em até R$ 1.477,20. Além disso, a unidade de ensino passou por uma dedetização nas estruturas interna e externa.

As aulas no Cmei estão suspensas até a conclusão do mutirão de limpeza. Durante a reunião com os pais, na manhã de terça-feira (08), foi exposta a questão emergencial da suspensão das aulas, tendo em vista a segurança dos alunos da unidade.

IMG_6636 copiarIMG_6631 copiarNesta quinta-feira (10), um caminhão do Papa-Móveis esteve em Vila Prudêncio para recolher os móveis e eletrodomésticos inservíveis. Vizinha do Cmei Ivan Roberto de Sousa, Dona Gerci de Oliveira Lima descartou uma máquina de lavar que estava no canto. “Muita gente joga lixo nos terrenos aqui perto e isso atrai muito escorpião. Foi muito bom descartar algo que não funcionava mais. Agora vou ficar de olho no quintal para evitar a criação desses e outros bichos”, conta.

Orientações

IMG_7056 copiarIMG_7025 copiarA dona Silza Ferreira Alves, de 65 anos, mora há 26 no bairro e teve a casa visitada pelos agentes de saúde. “Eu sempre cuido para não ter focos de dengue nas plantas e não deixo nada fora do lugar. Agora vou fazer a minha parte também para não ter escorpiões”, afirma.

A equipe do Cmei Ivan Roberto de Sousa segue as recomendações recebidas da Coordenação de Vigilância Ambiental quanto aos cuidados dentro da unidade de ensino. Entre as orientações para manter os quintais limpos estão: evitar acúmulo de madeira, materiais de construção ou qualquer outro tipo de material que sirva de abrigo para os escorpiões. A coordenação reforça a importância de a população colaborar, realizando a limpeza dos quintais rotineiramente e depositando o lixo conforme o itinerário do caminhão de coleta.