Sarau literário na Faesa Cariacica com escritor contemplado pela Lei João Bananeira

O escritor Marcos Bubach, contemplado pela Lei João Bananeira pelo livro "Pés Descalços", é o convidado de estreia do projeto “Cultura e Leitura andam juntas!”, desenvolvido pela biblioteca do Centro Universitário Faesa. No encontro, ele falará sobre sua obra e seu processo de criação, além de explicar como a classe artística pode obter recursos se inscrevendo na lei de incentivo cultural do município. O evento acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, no auditório do campus da Faesa Cariacica e é aberto ao público. Haverá ainda a participação de outros escritores da cidade.

O escritor de “Pés Descalços” (134 páginas, R$ 25) faz uma homenagem à simplicidade da infância, onde as brincadeiras eram feitas nas ruas e longe de novidades tecnológicas. “Eu me pauto no que vivi quando criança em Marechal Floriano e no bairro de Santo André, aqui em Cariacica: uma infância mais pé no chão, recheada de jogar bola na rua até a noite chegar, de ralar joelho descendo ladeira em carrinho de rolimã, de ouvir as nossas mães chamando a gente para sair da rua para tomar banho, que era hora da janta”, descreve Bubach.

Ele desenvolve a temática por meio de contos biográficos e enfatiza que esse brincar simples da garotada ainda pode ser visto e sentido, principalmente nos bairros de periferia. “Pés Descalços” é o quinto livro do autor, que faz da literatura uma de suas grandes paixões. Morador de Santa Bárbara e profissional da área de Recursos Humanos, ele é um entusiasta das letras, desenvolvendo o projeto “Semente Literária” (www.sementeliteraria.com.br), que incentiva o gosto e a produção literária entre alunos do ensino fundamental e médio.

O projeto

O sarau literário é parte do projeto de extensão desenvolvido pela biblioteca do Centro Universitário FAESA e que busca despertar o interesse da comunidade acadêmica, em especial dos alunos, pela cultura e leitura.

“Tendo em vista que, principalmente o universitário, tem suas leituras mais voltadas para a academia, para o que os estudos sugerem, a proposta do projeto é que o hábito da leitura não técnica se torne presente no cotidiano tanto desse estudante, quanto dos funcionários. E que a cultura, por meio do teatro, cinema, exposições, palestras, encontros culturais como o sarau e oficinais, amplie a bagagem de conhecimento deles”, explica a coordenadora das bibliotecas da FAESA, Alessandra Pattuzzo.

O literário é um dos tipos de sarau mais populares e é promovido por pessoas que apreciam a literatura e a poesia. Nesses encontros as pessoas leem trechos de livros, recitam poesias e fazem debates filosóficos sobre os conteúdos das obras lidas. Na primeira edição, promovida no campus Cariacica, o escritor e alguns convidados apresentarão trechos de suas obras, além disso, os estudantes participarão de uma palestra sobre como conseguir captar recursos para a publicação de livros.

“O Marcus é ex-aluno do Cet-FAESA (grupo FAESA), vai falar sobre como conseguir captar recursos para a publicação de livros e contar suas experiências. O evento tem o objetivo de prestigiar autores de Cariacica e, ao mesmo tempo, incentivar nossos alunos, que são escritores, a publicarem seus livros. E o Marcus vai falar como isso é possível para os moradores do município, por meio da Lei de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira”, destaca Pattuzzo.

Lei João Bananeira

Criada em 2005, a Lei João Bananeira beneficia iniciativas nas áreas de artes musicais, artes cênicas (dança, teatro, circo, ópera e afins), audiovisuais (cinema, vídeo e afins), artes visuais (colagens, gravuras, fotografia, moda, paisagismo, decoração, charges, quadrinhos e afins) artes literárias, artes plásticas, cultura popular (carnaval, folclore, capoeira e artesanato e afins), arte contemporânea (novas mídias, performance, instalação, manipulação digital e afins). A lei recebeu esse nome em homenagem ao tradicional personagem do Congo Cariaciquense, na região de Roda D´Água.

Em 2015, ela foi alterada pela  Lei Municipal 5.477/15. Assim, numa atitude inédita no Estado, o artista contemplado passou a receber o recurso diretamente pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), sem necessidade de troca de bônus por incentivo fiscal.

Serviço:

Encontro Literário e palestra com Marcos Bubach: “Um Passo a passo para conseguir  incentivo via Lei João Bananeira”

Quando: quarta (16), às 19h.

Programação:

- 19h: Autor Jose Rodrigues Laureth

- 19:30: Autor Marcos Bubach e convidados (Bruno Mattos, Idayana Borchardt, Cinthia Pretti e Marcéu Nogueira)

- 20:30: Sarau literário

Local: Auditório - FAESA Cariacica. Próximo ao trevo de Alto Lage, ao lado da Prefeitura de Cariacica.

Informações: www.faesa.br/cariacica ou 2122-0713.