Programa 'De Olho no Futuro' disponibiliza exames e óculos de grau para alunos
Por Nayara Miranda, postado em 24/08/2017
Fotos Lucas Calazans
Alguns minutos de espera após os exames oftalmológicos, e pronto! Óculos de grau produzido imediatamente, e as crianças que necessitavam, já saem contentes e prontas para enxergar tudo com mais clareza. Assim funciona o Programa ‘De Olho no Futuro’, do Instituto Unimed Vitória, que em parceria com a Prefeitura de Cariacica, traz para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Paiva, em São Geraldo, consultas, exames e óculos gratuitamente. Os atendimentos acontecem nesta quinta-feira, 24, durante todo o dia.
Pela primeira vez em Cariacica, o programa ‘De Olho no Futuro’ disponibiliza uma equipe com médicos oftalmologistas e demais especialistas, que realizam os atendimentos dentro da escola e também em um ônibus especial, adaptado em consultório. “Esse é o primeiro ano do programa em Cariacica. Muitas crianças não sabem que tem algum problema na visão, e isso impacta diretamente no rendimento escolar. Mais do que diagnosticar o problema, damos a solução, oferecendo os óculos na hora”, destaca a coordenadora do programa da Unimed, Milene Amorim Roncato Mello.
Os óculos, que são feitos na hora, não possuem parafusos, são leves, resistentes e fabricados com material antialérgico. As lentes são de policarbonato e a fabricação acontece anteriormente, em quantidade e em vários graus. E para deixar o processo de escolha mais divertido, antes da montagem, as crianças ainda podem escolher a cor que mais gostam, para deixar o novo acessório mais bonito.
A coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional de Cariacica, Eula Lopes, falou da oportunidade que a ação proporciona às famílias destes alunos. “Muitas vezes as dificuldades no aprendizado são ocasionadas por problemas na visão. Oferecer os exames já traz benefícios, e incluir a doação dos óculos, ajuda muito os alunos e também os responsáveis, já que o custo para esse processo é alto”, enfatiza.
Antes dos atendimentos, os responsáveis participaram de uma reunião com a escola para entenderem melhor o processo que seria realizado. No total serão 300 alunos atendidos, 150 do turno matutino e 150 do turno vespertino.