Vacinação contra a raiva imuniza mais de 43 mil animais em Cariacica

Durante o Dia D e a campanha de imunização antirrábica, foram vacinados 43.439 cães e gatos em Cariacica, mas as ações para imunizar os animais contra a raiva continuam. Agentes da Coordenação de Vigilância Ambiental estão percorrendo casas de todas as localidades da zona rural do município. A expectativa da Vigilância Ambiental é de que todos os cães e gatos da área rural sejam imunizados.

Na área urbana, alguns bairros receberão reforço na vacinação antirrábica. São eles: Jardim Campo Grande, Jardim dos Palmares, Jardim Botânico (antigo Nelson Ramos) e Rio Marinho. "A meta é imunizar 40 mil animais, o que representa 80% da população de cães na cidade. Até esta quarta-feira (31), foram 36.101 cachorros (76,8% da meta) e 7.338 gatos vacinados", explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Luiz Roberto Meneghel.

Raiva animal
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza por infecções agudas do cérebro. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura ou arranhadura. A orientação é que a partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva todos os anos.