Banda de Congo do Mestre Itagiba celebra 10 anos com caminhada em Roda D'Água

A Banda de Congo do Mestre Itagiba celebra seus 10 anos de criação com uma festa neste sábado (09), em Roda D'Água. O grupo não fará apenas uma apresentação. A partir das 14h, os artistas sairão em cortejo pelas ruas da região, refazendo o caminho diário nos cafezais, percorrido antigamente pelo pai do mestre, Manoel Ferreira, o mestre Gabiroba, já falecido.

Será um momento de celebração com a presença das bandas de congo adulto e mirim do grupo anfitrião, mais as bandas São Benedito de Piranema e Unidos de Boa Vista. O percurso vai do terreiro de Zé Arildo até a atual sede da banda de Itagiba.



As apresentações vão até às 18h. Em seguida, show com a banda Poesia de Umbá.

IMG_0742

Mestre Itagiba (ao centro) guarda a tradição do congo mantendo duas bandas, uma adulta e outra mirim, em Roda D'Água




O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).


O grupo

Um dos fundadores da Banda de Congo Santa Izabel, Itagiba Cardoso, o mestre Tagibe (como é conhecido na região) aprendeu ainda criança, aos 10 anos, as primeiras batidas do tambor e do sinal de apito que dá a marcação do cortejo. Seu professor foi o próprio pai. Querendo manter viva a tradição do congo, criou há 10 anos bandas nas versões adulta e mirim.



Serviço:

Festa dos 10 anos da Banda de Congo do Mestre Itagiba

Quando: sábado (9), das 14h às 20h.

Onde: Roda d'Água, com cortejo saindo do terreiro de Zé Arildo.

Atrações: bandas de congo adulto e mirim do Mestre Itagiba, Banda de Congo São Benedito de Piranema, Banda de Congo Unidos de Boa Vista e outras bandas convidadas (14h às 18h). Show com a Banda Poesia de Umbá (18h30).