Catadores de materiais recicláveis recebem equipamentos e melhorias

Pensando na conscientização e no trabalho seguro, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), realizou na tarde desta segunda-feira (04) um treinamento, seguido da entrega de materiais para os profissionais da Associação deIMG_9819 copiar Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha (Acamarp). Além disso, também estão em andamento melhorias no espaço da associação.

Após o treinamento sobre a segurança no trabalho, foram entregues 16 pares de botas, material que faz parte do kit dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Não adianta disponibilizar o equipamento, sem ensinar a forma ideal de uso. Por isso estamos realizando esse treinamento, para mostrar a importância de usar corretamente todos os equipamentos. Em breve traremos mais materiais”, conta o secretário da Semdec, Welington Silva.IMG_9815 copiar

O catador de materiais recicláveis e presidente da Acamarp, Claves Souza da Silva, destacou a importância dos equipamentos para o desenvolvimento do trabalho. “As botas nos protegem e permitem que o trabalho seja mais seguro. Disponibilizar esses materiais mostra que a prefeitura reconhece o nosso trabalho e a importância que temos para o meio ambiente”, enfatiza Claves.

Na próxima terça-feira (05) é a vez dos catadores da FlexVida, em Nova Canaã. Além do treinamento, os profissionais irão receber 10 pares de botas.

IMG_9805 copiarAmpliação Acamarp

Um dos assuntos abordados e que contribui para a segurança no trabalho dos catadores é a ampliação do galpão da Acamarp, que já está sendo realizada por meio do trabalho de uma empresa privada, como compensação ambiental. “Com o galpão maior e a área de trabalho toda com cobertura, não vamos pegar mais sol e nem chuva, o que ajuda na qualidade do trabalho”, destaca o catador Claves.

“Por meio da compensação ambiental, conseguimos realizar todo o trabalho de ampliação sem custos para a prefeitura. A parte externa que era exposta, agora terá cobertura e assim, proporcionaremos, mais segurança para o trabalho dos catadores”, explica o secretário Welligton Silva. O galpão está sendo ampliado em 150 metros quadrados.