Semap realiza oficina sobre horta caseira

A manhã desta quarta-feira (20) foi de aprendizado e muita mão na massa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sotelândia. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou uma Oficina de Horta Caseira para as famílias que são atendidas no Cras.

IMG_1543 copiarA oficina foi ministrada pela engenheira agrônoma da Semap, Michelly Monteiro Eleutério e pelo Extensionista do Incaper, Leonardo Moreira. “É uma forma das famílias terem produtos de qualidade em casa, e produzindo não há necessidade de compra, então passa a ser uma economia também”, explica Michelly.

A Claudicéia Gardiman, 38, é moradora do bairro Bandeirantes há 15 anos e já faz o cultivo de alguns alimentos e temperos em casa. “Como já tenho horta em casa e também outras plantações, vim para tirar as dúvidas. Estou esclarecendo tudo, e aprendendo mais sobre irrigação, adubação e até sobre a quantidade necessária de sol para as plantas se desenvolverem melhor”, destaca.

Já a moradora de Sotelândia, Leuzelina Rosa, 64, sempre IMG_1558 copiarquis ter uma hortinha mas não sabia como começar. “Agora que aprendi vou fazer a minha horta suspensa com vários temperos. Eu sempre participo das oficinas, são sempre maravilhosas, e além de aprender, nos divertimos. É uma alegria muito grande”, conta.

Crianças e adultos participaram da oficina, que teve dois momentos: a teoria, com uma explanação didática sobre o local apropriado e as ferramentas utilizadas para a plantação, e depois a parte prática, em que todos colocaram, literalmente, a mão na massa, e puderam sentir qual o preparo ideal da terra para receber as mudas, além de entender mais sobre o combate de possíveis pragas.