Centro Frei Civitella abriga mostra de cinema sobre direitos humanos

O Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, foi uma das instituições selecionadas em todo o Brasil para participar do Circuito Difusão da 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos. O evento, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos, exibe filmes trazendo temáticas dos direitos da população indígena, diversidade religiosa, direitos da pessoa com deficiência, cidadania LGBT e direito das mulheres. A exibição dos filmes vai de terça (17) a quinta-feira (19), sempre às 19h e com entrada gratuita.

O objetivo do Circuito Difusão é ampliar o acesso da população aos bens culturais e promover o debate sobre seus direitos.

Confira a programação com a sinopse dos filmes:

Terça, 17 de outubro:

- Índios no Poder (Brasil, 2015, 21 minutos). Direção de Rodrigo Arajeju. Documentário  com a trajetória da campanha do cacique Ládio Veron, da nação Kaiowa Guarani, a uma vaga de deputado federal em 2014 para que as nações indígenas tenham um representante na Câmara Federal. Classificação indicativa: 12 anos.

- Do Que Aprendi com Minhas Mais Velhas (Brasil, 2016, 26 minutos). Direção de Fernanda Julia e Susan Kalik. Documentário sobre a fé no Candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração numa comunidade na Bahia. Classificação indicativa: 12 anos.

depois que te vi

Filme Depois que Te Vi



- Depois Que Te Vi (Brasil, 2016, 16 minutos). Direção de Vinícius Saramago. Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí, seu foco passa a ser essa nova paixão. Classificação indicativa: 12 anos.

Quarta, 18 de outubro: 

Meu Nome e Jacque

Meu Nome é Jacque



-  Meu Nome é Jacque (Brasil, 2016, 72 minutos). Direção de Angela Zoé. Documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jaqueline Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com Aids. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas como representante do governo brasileiro na ONU. Hoje mora numa pequena cidade, levando uma vida voltada para a maternidade e a família. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque, este documentário apresenta os inúmeros desafios que foram rompidos pela personagem. Classificação indicativa: 14 anos.

Quinta, 19 de outubro:

- De Que Lado Me Olhas (Brasil, 2014, 15 minutos). Direção de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi. Em Porto Alegre, sete pessoas apresentam suas histórias, debatendo questões sobre identidade de gênero. Classificação indicativa: 14 anos.

- Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil (Brasil, 2010, 10 minutos). Direção de Alexandre Bersot. O cabelo, a fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação. Classificação indicativa: 14 anos.

- Cartão Vermelho (Brasil, 1994, 14 minutos). Direção de Laís Bodanzky. Esse premiado curta-metragem da diretora revela o mundo de Fernanda, uma adolescente que joga futebol com os meninos, no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher. Classificação indicativa: 14 anos.

Serviço: 

Circuito Difusão da 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Quando: terça (17), quarta (18) e quinta (19), às 19h.

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica. Ao lado do supermercado Carone.


Informações: 3346-6342


Quanto: gratuito.