Coletiva "Memórias" destaca a diversidade da produção artística de Cariacica
Por Marcelo Pereira, postado em 24/10/2017
Fotos Claudio Postay
![IMG_8057 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/10/IMG_8057-copiar-300x200.jpg)
A realização é da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), que a inseriu no III Circuito Artes, evento do Instituto Arte e Design do Espírito Santo (Iades). É a primeira vez que o município participa do evento do Iades, que promove maior visibilidade aos artistas do Espírito Santo. Assim, quem visitar a exposição terá à disposição um catálogo - o chamado Mapa das Artes - com os artistas participantes, indicando o endereço dos ateliês para aquisição das obras, que estarão à venda.
A curadora distribuiu o acervo dos 10 nomes em cinco momentos. Há o chamado "Momento de Fé", com obras dialogando com o Renascimento e o Barroco português (casos das pinturas de Haroldo Campos e esculturas de Hippólito Alves); o da expressão näif (Nilsinho); a resistência e o empoderamento da herança negro africana (pinturas de Cida Rosa, esculturas de Jonas da Conceição e objetos em cerâmica de Elaine Sohelo); a referência à cultura pop e às influências dos meios digitais (pintura de Hiago Silva e esculturas, miniaturas de Luiz Rafael); e a pintura acadêmica (Vera Rebuli). A curadoria também incluiu um espaço para o patrimônio imaterial, o cartão de visitas do município, representado por objetos do congo como as máscaras e os instrumentos.
"Entre autodidatas e nomes já consagrados no circuito, Cariacica tem uma produção vasta em artes plásticas, com uma riqueza de expressão internacional. É mais do que fundamental que o público da própria cidade conheça seus artistas e é um momento para deixar tudo muito mais conhecido", finaliza.
Serviço:
Coletiva de artes plásticas "Memórias"
O que é: coletiva de artes plásticas com obras de Elaine Sohelo, Cida Rosa, Hippólito Alves, Nilsinho (Ednilson Gomes), Ezequiel Nascimento, Haroldo Campos, Vera Rebuli, Jonas da Conceição, Hiago Silva, Luiz Rafael. Curadoria de Vânia Caus.
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Duração: até 28 de novembro.
Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica.
Informações: (27) 3346-6342.
Quanto: gratuito.
Confira algumas obras da exposição: