Alunos do Caic participam do Dia D de combate à dengue





IMG_8780 copiarOs estudantes do 4º ao 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Gabriel Maire (Caic), em Porto Novo, participaram do Dia D de Mobilização contra a Dengue, nesta quarta-feira (25). Eles expuseram cartazes com o tema, com ilustrações dos cuidados que devem ser tomados para a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da Semana Nacional de Mobilização com os Setores Educação, Assistência Social e Saúde contra a dengue.

IMG_8765 copiarO enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo dos Santos Silva, apresentou uma réplica do mosquito Aedes aegypti, além de miniaturas de casas para demonstrar as atitudes corretas para evitar os focos. "Normalmente, depois de um grande número de casos, há uma maior conscientização das pessoas quanto à prevenção. É importante fazer a prevenção neste período em que não costuma haver chuvas e as crianças levam o conhecimento para a família e ajudam a fiscalizar a própria casa", explica. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em 2016 foram registrados 4.010 casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Graças a um trabalho integrado para a prevenção, em 2017 foram 743 notificações.



IMG_8760 copiarDurante a Semana Nacional de Mobilização, os alunos da rede municipal desenvolveram trabalhos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya. "Os estudantes do 6º ano, por exemplo, ficaram muito envolvidos e fizeram atividades com figuras geométricas, com uma abordagem muito interessante", explica a professora de Matemática Ayandara Campos.


IMG_8822 copiarE os alunos entenderam o papel de cada pessoa para a prevenção. "Em casa, eu lavo tonéis, limpo vasos de planta, porque não podemos deixar acumular água", conta Vinícius Santos Pereira, 10 anos, estudante do 4º ano. A colega Beatriz Moura dos Santos, 11 anos, também ajuda a evitar focos de mosquito em casa. "Temos que cuidar dos nossos quintais para ninguém ficar doente".






Estiveram na ação as secretárias de Saúde, Stéfane Legran Macedo; de Assistência Social, Solismara de Oliveira Tosato; além da subsecretária pedagógica de Educação, Ione Duarte. A Semana Nacional tem o objetivo de alertar os moradores sobre a importância de combater o Aedes aegypti antes do verão, época em que ocorrem mais chuvas, o que facilita a reprodução do mosquito.


Prevenção


A Coordenação de Vigilância Ambiental realiza o monitoramento constante dos locais com maiores índices de incidência de casos de dengue, zika e chikungunya.O serviço é levado à comunidade respeitando periodicidade técnica para que não haja danos ao meio ambiente, uma vez que o inseticida aplicado acima do permitido pode matar os predadores naturais do mosquito e causar desequilíbrio ambiental. Além disso, o período deve ser cumprido para respeitar os critérios epidemiológicos, como por exemplo, o índice de infestação e as notificações de casos. Nos bairros onde o índice de infestação do mosquito é maior, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental realizam por cinco semanas passagens dos fumacê, a cada sete dias. Após este trabalho, traçam um novo cronograma para atender outros bairros.



Os proprietários de terrenos baldios, áreas com construções fechadas ou qualquer local que represente risco de virar criadouro do mosquito Aedes aegypti devem ficar atentos à limpeza de seus imóveis. A Vigilância Ambiental pede que os moradores colaborem com a diminuição dos focos de mosquito com a fiscalização de recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas, caixa d’água, potes etc.


A Vigilância recomenda que o morador eleja um dia por semana para inspeção minuciosa de seu imóvel e mantenha a rotina para identificar de quaisquer possíveis focos, além de tampar a caixa d’água, vedar ralos e limpar constantemente o recipiente de água dos animais domésticos.



Os canais para esclarecimento de dúvidas, reclamações e denúncias são: Ouvidoria da Saúde – 3354-5602 ([email protected]); e Vigilância Ambiental – 3343-6633 / 3346-6518 / 3346-6519 ([email protected]), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.