Crianças aprendem a cultivar horta na Emef Valdici Baier

Quem chega à Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Valdici Alves Baier, em Areinha, se depara com vários canteiros de legumes, verduras e árvores frutíferas logo na frente do colégio. Uma imensa horta vem sendo cultivada pelos alunos, desde julho do ano passado, e dando ótimos resultados. A colheita é usada no preparo da merenda escolar e, quando sobra, é distribuída para as crianças.

IMG_8745 copiarA estudante do 7º ano, Rayssa Pereira da Silva Guimarães, 13 anos, afirma que os vegetais que ganha no colégio já fazem parte da salada da família. “Minha mãe até fará uma horta em casa para a gente cultivar verduras e legumes também. Ela vai aproveitar um espaço do quintal para plantar algumas mudas”, destacou a adolescente.

O projeto nasceu depois que as professoras de Ciências, Karla Giavarini e Aline Moreira, e de Geografia da Emef, Josiane Loriato, convidaram a engenheira agrônoma, da Secretaria Municipal de Agricultura, Michelly Monteiro Eleutério, para aprender as técnicas de construção e uso da horta. “Realizamos a formação dos professores para que realizem as aulas e depois, quando necessário, viemos às escolas para passar informações, por exemplo, referentes a solo, montagem de canteiro e sementeira”, explicou a engenheira agrônoma.

As professoras ressaltaram que o projeto foi abraçado pelos alunos e, por isso, os resultados vem sendo cada dia melhores. “Alguns estudantes estão até se alimentando melhor de forma mais saudável. Os mais resistentes a legumes e verduras, agora, pelo menos, estão experimentando para ver se gostam dos pratos a base de vegetais”, ressaltou a professora Aline.

A professora Josiane completa dizendo que “a interação é tanta que os alunos estão, inclusive, trazem dicas de casa que são passadas pelo pais. A troca de informações é constante, por isso, estamos sempre aperfeiçoando as técnicas de plantio e manutenção”, frisou Josiane.

O resultado não poderia ser melhor. Segundo o diretor da Emef Valdici Alves Baier, Sueder Dalgobo de Jesus, o projeto envolve, ao todo, dez turmas o que soma um total de 350 crianças diretamente. “O empenho dos professores rendeu frutos e já se multiplica. Para a comunidade, isso é muito bom”, afirmou.

 

Galeria de fotos: