Atletas mirins participam do 2º Festival de Natação
Por Alcione Coutinho, postado em 28/10/2017
Fotos Claudio Postay
Na piscina, os pequeninos; na torcida pais e mães aplaudindo e torcendo pelo desempenho dos atletas. Foi neste clima de muita animação que aconteceu o 2º Festival de Natação de 2017, na manhã deste sábado (28), no Colégio Castro Alves, em Santana. Ao todo, o evento reuniu 165 crianças, de 2 a 12 anos. Desse total, 20 competidores disputaram na categoria paradesporto.
Cada prova foi realizada por cinco competidores, de acordo com as categorias, em uma piscina de 22 metros de comprimento e cinco raias. Levaram as medalhas dos primeiros três lugares os atletas com maior resistência e velocidade. Mas os demais competidores receberam medalha de participação. As crianças de 2 a 4 anos de idade e os iniciantes, nadaram no estilo pranchinha. Os outros estilos foram: livre, borboleta, costas e peito.
Para o coordenador de Competições, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), Ralbertz Tadeu de Souza, a proposta do festival é a de promover uma melhor socialização e integração entre os competidores e suas famílias, além de contribuir para o surgimento de novos talentos e o gosto pela prática esportiva.
Além dos estudantes do Colégio Castro Alves, também participaram do festival alunos do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), do Centro Educacional Vicente Pelicioni (Cevip), do Espaço Amanda Levoni, do Espaço Bem Estar e Saúde, do Espaço Hidro Fitness, do Espaço Integração, da Apae de Cariacica e da Cariacica Down.
Emoção dos atletas
A pequena Isabela no alto dos seus 6 anos de idade já é um exemplo para a irmã Manuela, de 3. “Ela adora nadar. “Não falta uma aula!”, afirma o bombeiro Iarle Fonseca Pereira. Ele conta que a garotinha sempre foi obediente, entretanto, o esporte lhe trouxe, ainda mais disciplina. “Ela ficou toda feliz com a medalha conquistada. Além de ser um orgulho para nós, ela acaba sendo um incentivo para a irmã que já pede para nadar também”, explicou Iarle ao lado da esposa Daniela.
As amigas Ana Luíza Martins de Araújo, 13, e Letícia Faria Santos Figueiredo, 11, foram uma das mais empolgadas do festival. Esse foi o primeiro festival que elas participaram, por isso, fizeram questão de registrar todos os momentos. Principalmente, o momento em que receberam as medalhas no pódio.
“No próximo Festival de Natação vamos trazer mais crianças. A inclusão é muito importante para eles. As pessoas precisam saber que eles são capazes e que esse processo de socialização é muito importante. Além disso, é uma forma das pessoas conhecerem a Cariacica Down, fundada há três meses”, ressaltou a presidente da Cariacica Down, Paula Maria Brasil Souza Schaydegger.
Galeria de fotos: