Encantamento e aprendizado com passeio turístico com alunos da Rede Municipal de Educação

As crianças aprenderam se divertindo e nada ficou sem registro

As crianças aprenderam se divertindo e nada ficou sem registro


Um ônibus, muita ansiedade e vários rostinhos brilhando com cada cena nova que viam. Claro, tudo registrado pelos smatphones e tablets com fotos e selfies em todos os lugares. Esse foi o passeio com alunos do 4º ano da Emef Jocarly Gomes Salles, passando por alguns dos locais eleitos como As Sete Maravilhas de Cariacica para o biênio 2016/17. O projeto Turismo Pedagógico é da Gerência de Turismo, ligada ao Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) e tem como objetivo ensinar história, mostrando as belezas culturais e naturais da cidade.


Guiados pela analista de Turismo Cínthia Pretty e pelo gerente de turismo Paulo Silveira, cerca de 30 alunos passaram pela torre da Igreja Santa Maria Goretti, em Jardim América e, na sequência, conheceram o estádio Kleber Andrade. Um dos pontos altos do passeio, rendeu muitas fotos e futuras lembranças.


Isadora Fernandes, de 10 anos e moradora do bairro Alto Lage conta que já esteve no estádio para um jogo do time de coração, o Botafogo, mas que nem imaginava como o local era grande olhando de dentro. Os meninos e meninas puderam chegar à beira do campo, conheceram os vestiários e arquibancadas.




As amigas Isadora, Josei e Luara conseguiram uma selfie nas corredeiras de Maricará

As amigas Isadora, Josei e Luara conseguiram uma selfie nas corredeiras de Maricará


O grurpo ainda passou em frente ao Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara, no bairro Tabajara, visitou a região de Roças Velhas e o pé do Monte Mochuara e, por fim, conheceu as Corredeiras de Maricará, que apresentavam um volume de água razoável devido as últimas chuvas.


Isadora e as amigas Josi Christina Souza, de 10 anos e Luara Maria dos Sontos Alves, de 9 anos, registraram cada momento da viagem. “Muito bom viver essa experiência de ver as coisas que ouvi a professora falar em sala de aula bem de perto. Ela falava e a gente só podia imaginar, mas hoje pude ver tudo de verdade. Agora posso contar para minha família e amigos como são esses lugares”, contou Isadora.




O menino Rua aprendeu um pouco mais sobre a história de Roças Velhas durante o passeio

O menino Rua aprendeu um pouco mais sobre a história de Roças Velhas durante o passeio


Já Ruan dos Santos Cabral, 9 anos, também morador de Alto Lage, conta que a curiosidade maior era com a localidade de Roças Velhas, que já tinha ouvido falar em sala de aula. “Na escola ouvi falar do local chamado Roças Velhas e que aqui eram as primeiras fazendas da região. Sempre quis conhecer aqui. Mas meu lugar preferido foi o Estádio Kleber Andrade, em especial o campo”, comentou Ruan, fã de Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid.


As professoras Maria da Penha dos Santos Tonon e Vanderléia Luciane dos Santos acompanharam as crianças no passeio e também se encantaram. “Nós já trabalhávamos algo sobre a história e o orgulho de Cariacica na sala de aula e, com o incentivo de trazer as crianças para verem tudo o resultado será melhor, com certeza”, afirmou Maria da Penha.


A analista de Turismo responsável pelo projeto, Cínthia Pretty Azevedo, explicou o projeto e a importância de trabalhar essas informações com as crianças. “Assim formamos cidadãos conscientes e conhecedores da própria cidade, de sua história, seu passado. Esta é uma forma de gerar envolvimento e um pensar no futuro. Na verdade, o turismo pedagógico trabalha como uma ferramenta de educação e valorização de Cariacica”, afirmou.


Na terça-feira 14 a Emef Eurides Gabriel é fará um passeio guiado passando pelas Sete Maravilhas, incluindo a Reserva de Duas Bocas. Já na quarta-feira (15), a gerência de Turismo promove um fantour com alunos de gastronomia da Faculdade Novo Milênio.