Teatro ensina crianças se defenderem e a não violência contra a mulher
Por Marlon Marques, postado em 13/11/2017
Fotos Claudio Postay
O combate à violência contra a mulher deve ser realizado diariamente e este é o papel do Projeto Maria é Mais, realizado pela Coordenação dos Direitos da Mulher de Cariacica (Codim), que percorre as escolas da rede municipal e estadual ensinando as crianças desde cedo que não se deve tolerar ato violento contra a mulher e, quando possível, até denunciar.
Essa mensagem chegou à Emef Oliveira Castro, em Itaquari. De forma lúdica e com uma história que todos conhecem, a da Chapeuzinho Vermelho, adaptada e encenada pelos próprios servidores da Codim, as crianças aprendem a não confiar em estranhos e, mesmo com pessoas conhecidas, a gritar por socorro em casos de violência.
Na historinha, Chapeuzinho é esperta e não confia no Lobo Mau que, primeiro a convida para sentar em seu colo e depois agride a vovozinha para novamente, disfarçado de alguém conhecido, enganá-la. A lição aprendida neste momento é que em casos assim, se estiver sozinha, toda criança deve gritar por socorro.
Maria Eduarda, de 7 anos, aprendeu a lição e disse que não pode confiar em estranhos. Disse também que qualquer coisa diferente que vir deve contar aos pais. Do que ela mais gostou na peça? “O que eu mais gostei foi da vovozinha, ela é tão fofinha!”, comentou após a apresentação.
Esta é mais uma ferramenta utilizada pela Codim por meio do Projeto Maria é Mais, que tem o objetivo de mostrar desde a tenra idade o que é a lei Maria é Mais, além de como e quando ela deve ser aplicada. O projeto se estenderá e as próximas apresentações da trupe serão nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Terfina Rocha Ferreira.