Secretaria de Saúde faz monitoramento da cobertura vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) para levantar informações sobre a imunização em Cariacica. Até o dia 04 de dezembro, 70 profissionais entre agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), vacinadores, técnicos e agentes comunitários de saúde estarão em Nova Brasília, Jardim Botânico, Jardim América, Santa Bárbara, Itaquari, Mucuri, Graúna, Valparaíso, Santa Fé, São Francisco, Alto Lage, Bela Aurora, Nova Rosa da Penha, Oriente, Padre Gabriel, Cariacica Sede, Itapemirim, Rio Marinho, Bela Vista e Porto de Santana.

A ação é feita em algumas partes dos bairros, das 7h às 12h. Os técnicos visitam casa por casa para verificar a caderneta de vacinação de crianças a partir de 6 meses até adolescentes menores de 15 anos. Caso as doses não estejam em dia, as vacinas serão aplicadas.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marieli Thomazini Piske, o Monitoramento Rápido é uma atividade recomendada pela Organização Pan - Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação adotada em vários países das Américas como ação rotineira. "Esse é um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorando a homogeneidade de coberturas vacinais. O monitoramento sucede a uma ação de intensificação vacinal (campanha de vacinação específica ou multivacinação, como a que realizamos em setembro). Entretanto, pode e deve ser aplicado em qualquer época para qualquer vacina do calendário de vacinação", explica.