Lei João Bananeira celebra 10 anos de editais de apoio à cultura

A Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira celebra 10 anos de lançamento dos editais. Apesar de criada em 2005, foi a partir de 2007 que o incentivo financeiro começou a ser distribuído aos artistas e produtores culturais (pessoas físicas e jurídicas). De lá para cá, a João Bananeira auxiliou a vida cultural da cidade com um montante de mais de R$ 4 milhões. Foram mais de 250 projetos contemplados nas áreas de literatura, teatro, música, dança, artesanato, artes visuais, cultura popular entre outras. E, desde outubro de 2015, o repasse do recurso é diretamente entregue ao artista contemplado sem a necessidade de trocar bônus junto às empresas como era feito anteriormente.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) promove um grande evento nesta sexta-feira (01), a partir das 19h, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Haverá entrega de certificados aos artistas contemplados no Edital II/2016 da Lei João Bananeira e apresentações culturais.

24254768_1378014475640224_1487442109058030715_oEntre as atrações, lançamento do CD “Minha Casa”, do compositor e cantor Marcos Coco, contemplado pela Lei, e exposição de produtos culturais. Encerramento com apresentação do grupo de dança alemã Pilger Der Hoffnung.

Asas aos sonhos

Este ano, após análise, foram aprovados 30 projetos dos segmentos de audiovisual (dois ao todo), literatura (seis), patrimônio (quatro), música (cinco), artes cênicas (quatro), arte contemporânea (um), artes visuais (três) e cultura popular (cinco).

Esse ano, a Lei disponibilizou R$ 538.500,00 de incentivo financeiro para os artistas do município.

Para o secretário municipal de Cultura, Erildo Denadai, a Lei João Bananeira é um marco na história de Cariacica na área da cultura.  "Em 10 anos, Cariacica não interrompeu o lançamento de editais, foi algo contínuo. A João Bananeira foi fundamental para a produção cultural em nossa cidade porque, por meio dela, os editais deram condições de que o artista potencializasse a sua arte e se firmasse junto ao mercado e junto à comunidade. A lei dá asas aos sonhos de muitos que querem expressar, querem fazer do projeto contemplado, muitas vezes, a primeira etapa para outras grandes realizações", sintetiza.

Serviço:
10 anos de editais da Lei João Bananeira

Quando: nesta sexta-feira (01), às 19h.

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, 200, Campo Grande. Ao lado do supermercado Carone.

Atrações: lançamento do CD "Minha Casa", de Marcos Coco; apresentações culturais; exposição de produtos da Lei João Bananeira; entrega de certificados dos contemplados pela Lei João Bananeira; grupo de dança alemã Pilger Der Hoffnung

Informações: 3346-6342.

Quanto: entrada franca.