Crianças do Programa Família Acolhedora ganham kits escolares

IMG_3282Uma equipe do Programa Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), fez a entrega de kits escolares para as crianças que fazem parte do programa, na manhã desta sexta-feira (16). O material escolar foi entregue na residência de cada família, começando pelo bairro Vila Prudêncio.

A família da Rosiane dos Santos Amorim, foi a primeira a receber a visita da equipe da Semas. Rosiane têm três filhos e acolhe quatro crianças, entre 9 e 12 anos. “O Programa possibilita que os pequenos possuam esse convívio familiar e recebam o que mais precisam: amor! Além disso, sempre recebemos o apoio e orientação da Prefeitura, como estamos recebendo agora, com o material escolar”, conta.IMG_3287

Os kits escolares são todos decorados e possuem: caderno, lápis, borracha e lápis de cor. “O kit que entregamos é um complemento do material escolar, um incentivo para que as crianças tenham mais uma motivação para o estudo”, explica a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Cristiana Furtado Couto.

Família Acolhedora

O programa Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento à criança e ao adolescente que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, sendo definido como um serviço que organiza o acolhimento na residência de famílias das comunidades do município.

A lei municipal que respalda o Programa é a 4.917, de 26 de março de 2012. Os objetivos do programa são propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária; e acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de zero a 18 anos incompletos em famílias acolhedoras. O período é de um ano, podendo ser renovado por mais um ano, de acordo com decisão judicial.

São condições para permanência no programa Família Acolhedora o acesso da criança/adolescente à rede de ensino; a frequência assídua nas atividades do programa; o atendimento às convocações realizadas pela equipe técnica do programa e pelo Poder Judiciário; e continuar residindo no município de Cariacica.

Para mais informações sobre o programa: 3354-5562