Cultura seleciona propostas de parceria para o Carnaval de Congo de Máscaras 2018

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) seleciona propostas de parceria para a edição 2018 do Carnaval de Congo de Máscaras, marcado para 9 de abril, feriado de Nossa Senhora da Penha, na região de Roda D'Água. Os detalhes estão no Edital de Chamamento Público nº IV/2018, na página da Semcult, na aba "Chamamento público para o Carnaval de Congo de Máscaras 2018". O edital e seus anexos podem ser acessados clicando nos links ao final desta matéria.

Os interessados podem apresentar as propostas até 26 de março. O escolhido terá à disposição um valor total de recursos na ordem de R$ 70 mil para organizar e promover a festa mais importante e tradicional da cultura popular de Cariacica, que reúne as bandas de congo da cidade.

Podem participar organizações da sociedade civil, conceituadas como entidades privadas sem fins lucrativos; sociedades cooperativas capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social; ou organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos.

Entrega das propostas

As propostas deverão ser encaminhadas em envelope fechado e com identificação da instituição proponente e meios de contato, com a inscrição “Proposta – Edital de Chamamento Público nº 01/2018 – Carnaval de Congo de Máscaras 2018 – Cariacica/ES”, e protocoladas, nos seguintes locais: ou no Protocolo Geral da Prefeitura de Cariacica, que fica na sede no trevo de Alto Lage, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; ou no Protocolo do Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Tudo será analisado por uma comissão especializada que levará em consideração, entre outros itens, o conhecimento da entidade com o carnaval de congo. As apresentações dos projetos inscritos vão de 26 de fevereiro a 26 de março. O resultado final será divulgado no dia 28 de março.

Carnaval de congo

O carnaval de congo de máscaras faz parte de uma tradição iniciada no século XIX. Como a distância até o Convento da Penha era muito longa, os moradores da região rural de Roda D’Água trataram de expressar seu amor pela Virgem Maria, celebrando a santa em Cariacica mesmo, com o batuque e a alegria das bandas de congo.

Na época, escravos e ex-escravos não podiam participar do evento. A forma de driblar a proibição era se fantasiar com máscaras artesanais feita à próprio punho e forrar o corpo de folhas de bananeira, além de tecidos coloridos.  A prática acabou dando origem ao personagem símbolo do carnaval, o João Bananeira. A figura folclórica extrapolou de tal forma que hoje é símbolo do município.

A festa começa com uma procissão da imagem da Virgem da Penha até o local da missa campal. Depois da cerimônia religiosa, começa a apresentação das bandas de congo. Em 2017, participaram a Banda de Congo Santa Isabel (Mestre Jaedson); Banda de Congo Mestre Tagibe (Mestre Tagibe); Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu (Mestre Valdeci e Olival); Banda de Congo Unidos de Boa Vista (Mestra Dona Darinha); Banda de Congo São Benedito de Boa Vista (Mestre Juvaldo); Banda de Congo São Benedito de Piranema (Mestres Joel e Pereá).

Confira o edital de chamamento público para o Carnaval de Congo de Máscaras 2018

Edital de Chamamento Público para o Carnaval de Congo de Máscaras

anexo I - Declaração de Ciência e Concordância

anexo II - Declaração de condições materiais

anexo III - Declaração dos dirigentes da entidade

anexo IV - Modelo de plano de trabalho

anexo V - Referências de colaboração

anexo VI - Declaração da não ocorrência de impedimentos

anexo VII - Minuta do Termo de Colaboração

anexo VIII - Declaração de contrapartida

 

Serviço:
– Propostas para o edital de chamamento público 

Prazo para entrega: até 26 de março

Locais de inscrição das propostas:

PROTOCOLO GERAL
Palácio Municipal, Trevo de Alto Lage
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CENTRAL FAÇA FÁCIL
Avenida Aloízio Santos, 500, Santo André (próximo ao Terminal de Campo Grande)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

– Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura
Telefone: (27) 3346-6342, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Email: [email protected]