Gerência dos Direitos da Mulher faz distribuição de laços brancos na sede da Prefeitura nesta sexta (6)
Por Marketing, postado em 06/12/2013

O objetivo é conscientizar sobre a luta pela erradicação da violência contra as mulheres e pela garantia dos direitos humanos do gênero.FOTO: Divulgação
A campanha pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres termina nesta sexta (6) com uma ação especial. A partir das 13h, a Gerência dos Direitos da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), promove uma entrega de laços brancos aos servidores públicos e o público presente na sede da Prefeitura de Cariacica. O intuito é promover a conscientização dos homens sobre os direitos femininos.
De acordo com a coordenadora dos Direitos da Mulher, Patrícia Varge, o principal objetivo da campanha foi estimular a discussão sobre os direitos das mulheres e favorecer que as entidades de luta desenvolvam ações que visam prevenir, combater e discutir a desigualdade de gênero e a violação do direito das mulheres.
“As lutas da mulher cariaciquense não são diferentes das lutas nacionais. As mulheres de Cariacica buscam com veemência, que as convenções e os tratados internacionais ratificados pelo Brasil sejam implementados em sua integralidade. Exigimos a defesa intransigente da constitucionalidade da legislação afirmativa de prevenção e punição à violência doméstica e familiar: Lei Maria da Penha”, defendeu.
Ela lembrou que desde a última segunda-feira, uma série de ações educativas ocupou as escolas públicos dos bairros Mucuri, Campo Verde e Porto Belo. O ponto alto foi a exibição do curta-metragem “Acorda, Raimundo...Acorda!” (Brasil, 1990), dirigido por Alfredo Alves. Nele, é abordado um mundo onde os homens ficam em casa, nos afazeres domésticos, e as mulheres saem para trabalhar. A história discute a relação entre os papéis masculino e feminino através dessa inversão de valores.
16 dias de Ativismo
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.
Atualmente, a campanha acontece em 159 países. Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, ela se inicia no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
Serviço:
Distribuição de laços brancos para os servidores de Cariacica
Quando: sexta (6), a partir das 13h
Onde: Palácio Municipal de Cariacica, Trevo de Alto Lage.
Informações: 3226-5488
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável:Marcelo Pereira