e-Ouvidoria dá mais agilidade nas respostas aos moradores

Com o sistema, prefeito acompanha pessoalmente o andamento de cada demanda direto do gabinete


Qual é a melhor forma de um cidadão fazer contato com a administração do seu município? Em Cariacica, há possibilidades de solicitar serviços, registrar uma reclamação ou fazer uma sugestão por meio do setor de protocolo, pelas redes sociais e também pela ouvidoria municipal, que foi modernizada e agora facilita o acesso e agiliza as respostas aos moradores solicitantes. O e-Ouvidoria será lançada oficialmente nesta terça-feira (20), na Prefeitura de Cariacica, às 18h.

O sistema foi instalado, gradativamente, nos últimos seis meses e permite maior controle da gestão sobre a resolução das demandas, garantindo que o cidadão receba um retorno. Essa certeza de resposta tem provocado um aumento do número de demandas. Antes do sistema, entre abril e setembro de 2017, 456 entradas na ouvidoria. Já com o novo sistema, entre outubro de 2017 e fevereiro deste ano, este número alcançou 1.226 demandas respondidas.

Segundo o secretário de Controle e Transparência de Cariacica, Eliezer Soares, a confiança de que a resposta será efetivamente dada é o principal motivo por este aumento. “Antes os processos eram todos realizados por meio de processos, o que aumentava o tempo de resposta. Agora, fazemos tudo digitalmente e os prazos são melhor atendidos”, analisa.

Todas as demandas têm o prazo máximo de 30 dias para serem respondidas. Apesar deste prazo, a média para resposta é de sete dias e quem vigia isso pessoalmente é o prefeito da cidade, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho. No gabinete, uma tela mostra todo o sistema, a lista de solicitações e o andamento de cada uma. “Por aqui vejo o que a cidade está pedindo ou reclamando, o que ajuda como ferramenta de gestão. Além disso, cobro pessoalmente para darmos a resposta, já que sei o nome do servidor determinado a dar este retorno”, comentou o gestor.

Este sistema atua sincronizado ao sistema da ouvidoria municipal pelo telefone 162. Também na terça-feira a Prefeitura inicia uma campanha de conscientização à população para utilização correta da ouvidoria, tanto pelo telefone como pela internet, com o objetivo de dar voz ao cidadão. Placas e adesivos informativos serão instalados pela cidade levando ao conhecimento de todos a nova ouvidoria de Cariacica.

Serviço


Lançamento da e-Ouvidoria de Cariacica


Local: saguão da sede da Prefeitura de Cariacica, trevo de Alto Lage

Quando: terça-feira, 20 de março

Horário: 18h