Dia da Pessoa com Deficiência leva conscientização às ruas
Por Marketing, postado em 03/12/2013
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cariacica (Comdped), realizou, nesta terça-feira (3), uma mobilização pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência . A Banda Fanfacongo da Apae, formada por pessoas com deficiência, abriu as manifestações, com apresentação na praça principal de Campo Grande. A intenção dos organizadores do evento foi conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência (PCD). As concentrações foram realizadas em pontos distintos da região de Campo Grande e contaram com trio elétrico, que percorreu trechos das principais ruas e avenidas do bairro, esclarecendo sobre o Comdped e sobre o objetivo do evento.
A mobilização, das 8h às 12h, teve distribuição de folderes para a população e abordagens nos sinais de trânsito, com faixas educativas. A mensagem principal dizia que “Ser diferente é normal. Ter preconceito, não! “Os pontos em que estivemos (nas proximidades dos dois supermercados EPA; do posto Valentim; e da empresa Itapemirim) são locais estratégicos, de grande concentração de pessoas”, disse a assistente social da Casa dos Conselhos de Cariacica, Sheila de Souza Coutinho.
Presença
Envolvida na mobilização, a cadeirante Jéssica Pereira, de 15 anos, fez questão de participar. A adolescente estuda na escola municipal Antero José do Nascimento, no bairro Vale dos Reis, uma das unidades de Educação mais bem conceituadas em acessibilidade para alunos com deficiência no município. “Um carro da prefeitura me leva e traz da escola, todos os dias. O colégio tem rampas e elevador para eu chegar à sala de aula e aos outros lugares lá dentro. Também tenho atendimento especial com professores”, disse. A mãe confirmou a satisfação. Segundo Deisiely Pereira, outro direito que a filha com deficiência faz uso é o recebimento de Benefício de Prestação Continuada, no valor de um salário mínimo por mês. “Eu compro os remédios dela, fraldas e alimentos”, falou. Jéssica frequenta a Apae, às terças e quintas-feiras, onde faz terapia ocupacional, fisioterapia e hidroterapia, entre outros.
De acordo com a integrante da equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Marilda Vasconcelos (primeira à esquerda na foto), a rede de ensino de Cariacica conta com 160 professores colaboradores, além das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para PCD’s. “Podemos dizer com satisfação que nossas escolas têm bom suporte para receber esses alunos. Há pais que deixam de matricular seus filhos, mas não há motivo para isso. A educação é obrigatória por lei”, lembrou.
A data
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal finalidade debater a necessidade de maior atenção e compreensão por parte da sociedade civil e do poder público no que diz respeito à causa e a luta dos direitos da pessoa com deficiência. O Comdped é um órgão colegiado, permanente, de composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, criado pela Lei Municipal nº 4.403/2006. Informações pelos telefones 3346-6333 e 3346-6301; ou pelo e-mail [email protected].
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira