Cariacica é o quinto município capixaba a criar Conselho Antidrogas

Prefeito Juninho: "O Comad ajudará na execução das políticas antidrogas, no município".FOTO: Semco/Lucas Calazans

Prefeito Juninho: "O Comad ajudará na execução das políticas antidrogas, no município".FOTO: Semco/Lucas Calazans


Foram escolhidos e empossados, nesta terça-feira (3), os membros que irão compor, pelos próximos dois anos, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Cariacica é o quinto município capixaba a criar o conselho, como já acontece em Vitória, Serra, Linhares e São Mateus. O Comad cariaciquense foi criado por meio da lei 4.175/2003, tendo havido tentativas anteriores, sem sucesso, de formação do conselho, desde 2004. As reuniões dos membros acontecerão uma vez por mês. O Comad tem como função o desenvolvimento de ação conjunta e articulada com os órgãos de níveis federal e estadual, componentes do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes.


Na foto acima, os empossados no Comad: a presidente, Idalina Costa; e os membros, Cristina Moreira Leite, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel); Sanny Ferreira Jesus, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus); Wander Rodrigues das Merces, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); Heryck Carneiro Virgínio, do Sétimo Batalhão da Polícia Militar; Afonso de Souza Júnior, da Vara da Infância e Juventude; Nayara Muniz da Cunha, da ONG Montanha da Esperança; Mário Brocco Filho, delegado da Polícia Civil; Anézia Maria Ribeiro Duarte, da Federação das Associações de Moradores de Cariacica; e Júlio César Barbosa, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). Eles estão na foto na sequência em que foram citados, da esquerda para a direita, ladeados pelo prefeito Juninho, no centro da foto.


A presidente do Comad,Idalina Costa, é gerente executiva da Casa dos Conselhos de Cariacica. Segundo o prefeito, o Comad ajudará na execução das políticas públicas antidrogas e na obtenção de investimentos, com repasses federais. Dos 18 membros, dez estavam presentes na solenidade e tomaram posse presencial. Os demais integrantes foram empossados automaticamente. São representantes de secretarias municipais; de organizações não-governamentais; da Polícia Civil; da Polícia Militar; da Vara da Infância e Juventude; das Associações de Moradores de Cariacica, entre outros.


O Conselho Nacional Antidrogas, os conselhos estaduais e a Secretaria Nacional Antidrogas, dentro de uma ação planejada, vêm desenvolvendo trabalho sobre o tema nas áreas federal e estadual. A criação do Comad, em Cariacica, é uma importante iniciativa no engajamento a esse esforço na cidade. “Nosso município não pode ficar alheio. Deve integrar-se à ação conjunta e articulada, promovendo a prevenção do uso de drogas e de entorpecentes”, explicou a presidente empossada. A primeira reunião de trabalho do Comad, após a posse, foi para a elaboração do seu regimento interno.


Propostas
Entre as propostas do conselho estão disponibilizar orientação de prevenção às drogas e de tratamento em comunidades terapêuticas; e sensibilizar gestores, representantes de entidades governamentais e não-governamentais para a implantação de políticas públicas municipais sobre drogas. “O objetivo fundamental da reinserção social é a progressiva ressocialização do dependente químico em um ambiente que reforce a capacidade de ser autônomo, buscar a realização pessoal, profissional, social”, destacou a gerente. O Comad também pretende incentivar o desenvolvimento de ações comunitárias, com orientações preventivas sobre drogas.


Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira