Alunos do Cmei Edmilson Varejão experimentam novos sabores

IMG_2629Nesta terça-feira (24), as crianças do grupo de 4 e 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Edmilson Varejão, em Alto Lage, tiveram uma experiência deliciosa: a degustação de novos sabores! Em parceria com a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Coane), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou nesta manhã, o projeto 'Educação Alimentar e Nutricional', que tem o objetivo de incentivar e estimular o consumo de frutas e verduras pelos alunos, por meio de contação de histórias.

IMG_2674

A nutricionista Juliana Pizzol esclareceu que, em visita às escolas foi identificado que os alunos se recusavam a comer alguns alimentos por falta de conhecimento e hábito. "A proposta foi levar para a sala de aula uma contação de histórias com fantoche onde a temática relacionada fizesse com que as crianças se identificassem com a personagem de “Amanda no país das Vitaminas”. Projetos de conscientização como esse abrangem toda a comunidade escolar, até mesmo os pais, que procuram saber mais das atividades a partir dos comentários dos pequenos em casa", explica a nutricionista.

Após a contação de histórias, as crianças tiveram a oportunidade de degustar alimentos como beterraba, abóbora cozida e a banana fatiada. A personagem Amanda, é uma menina fraquinha, que não gostava de comer frutas e verduras e adorava guloseimas. A saúde não era tão boa e Amanda não tinha forças pra correr como as outras crianças. Um dia, Amanda caiu no gavetão da geladeira e descobriu a força que as vitaminas dos alimentos saudáveis proporcionam ao nosso corpo. IMG_2658

IMG_2681A pedagoga do Cmei, Danielle Fassarella conta que esse projeto com a equipe nutricional da Seme é importante pois as crianças podem conhecer outras profissões. "Além disso, as crianças têm a oportunidade de, a partir da história, serem estimulados a conhecer um alimento que antes era rejeitado, além de conhecer outras ocupações", enfatiza.

Além da historinha com fantoches, as crianças ainda tiveram as atividades produzidas expostas no refeitório, para que elas não esqueçam da importância da alimentação saudável, e ainda levaram para casa lembrancinhas de frutas e verduras.