Secretarias se unem em abordagem à população de rua em Campo Grande

Numa ação conjunta, as secretarias de Assistência Social (Semas), Serviços (Semserv), Saúde (Semus), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur), por meio da Coordenação de Posturas, e de Segurança Pública e Defesa Social (Semsep), além de representantes do Conselho Tutelar de Cariacica, entraram em contato com moradores de rua na região das vias XV de Novembro e Santana, no bairro Campo Grande. O trabalho na noite da última segunda-feira (14) foi desenvolvido dialogando com essas pessoas, recolhendo suas histórias, numa postura de escuta atenta.

Assim, a equipe de abordagem social da Semas conversou com o grupo formado por homens, mulheres, crianças e adolescentes, que enfrentava o frio da madrugada, deitado em caixas de papelão e colchões velhos. Um dos atendidos, que preferiu não se identificar, havia chegado naquele momento para ocupar um lugar na calçada. "Eu moro em Nova Rosa da Penha II. Estou há 20 dias fora de casa por vontade própria. Trabalho como pedreiro e bebo muito e causo brigas em casa. Mas, agora, sabendo que há um programa de tratamento oferecido pela Prefeitura, acho que tenho uma chance. Quero sair dessa vida", confidenciou. Ele foi incluído no Programa de Álcool e Outras Drogas, mantido pela Semus.

Além dele, a operação resultou em cinco adultos encaminhados para o abrigo na Associação Semeart, em Vila Merlo. Outros três adolescentes tiveram como destino o abrigo Montanha da Esperança. Um menor de idade retornou a sua casa. Os técnicos explicaram que o interesse em sair da condição de se viver na rua tem que partir da própria pessoa. Nada oferecido é obrigatório. "Mas ações para estímulos e orientações para que o cidadão mude de vida não faltam da parte do poder público. A ação feita aqui, numa parceria entre as secretarias, foi considerada positiva", considerou o secretário de Assistência Social, Douglas Lopes.

O secretário de Segurança Pública, Fabrício Dutra, agradeceu pela parceria da polícias Civil e Militar que também acompanharam a ação. "A união entre secretarias demonstra que a Prefeitura de Cariacica encara as demandas relacionadas à dimensão social de uma forma prioritária. Já a presença das instituições de segurança representa que o Estado está atento, assegurando que o trabalho e apoio levado a essas pessoas não seja prejudicado por nenhum tipo de intervenção criminosa", avaliou.

A equipe de limpeza da Secretaria de Serviços, com 10 varredores e um caminhão pipa, promoveu a lavagem das calçadas. O que foi recolhido encheu o bagageiro de uma pick up.

Atualmente, Cariacica possui uma população de rua estimada em 220 pessoas. Dados da Semas indicam que 80% desse contingente têm sua origem em outros municípios. A população pode solicitar o serviço de abordagem ligando para o 3346-6320 (Creas de Campo Grande).