Cariacica se mobiliza em campanha pelo Dia Mundial da Luta contra a Aids
Por Marketing, postado em 02/12/2013
Seis resultados positivos para o vírus HIV foram registrados nas três ações de testagem rápida promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em referência ao Dia Mundial da Luta contra a Aids. As ações aconteceram na última semana de novembro, na Ceasa, no Terminal de Campo Grande e na praça de Campo Grande, totalizando 591 testes.
A coordenadora do Centro de Referência DST/Aids de Cariacica, Karina Pessin, avaliou o resultado das ações. “Aumentou o número de casos de Aids no município, em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria dos pacientes com a doença acreditam que adquiriram o vírus devido a relação sexual sem camisinha. As pessoas precisam ficar atentas e se prevenir e o Centro de Referência trabalha realizado diversas ações informativas e educativas para orientar os munícipes em relação e essa e outras doenças”, diz. Atualmente, o Centro acompanha 455 pacientes.
Opiniões
Na última sexta (29), a copeira Madalena de Sousa, 67 anos, já estava dentro do ônibus, no Terminal de Campo Grande, pronta para ir para casa, quando ouviu um comentário de que estava sendo realizado teste rápido ali mesmo. Ela então resolveu descer do coletivo e ir até a tenda da Semus. “Tive que aproveitar a oportunidade para fazer o exame de sangue sem burocracia. Foi só chegar e fazer. E eu achava que doía, mas não doeu nada. Foi só um furinho no dedo”, comentou.
O motorista João Alves Nunes, 59, chegou ao Terminal antes do horário do seu expediente. Ele aproveitou para usufruir dos serviços oferecidos. “È muito bom ter essa ação aqui porque, no dia a dia, é difícil você conseguir parar e tirar um tempo para ir a um local próprio para fazer esse teste. E, assim, a oportunidade vem até você”, analisou.
Campanha
A primeira ação para marcar o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, foi realizada ainda na quarta-feira (27), na Ceasa. Na ocasião, foi feita a distribuição de material informativo, preservativos e realização de 193 testes rápidos de HIV. Desses, três resultados foram positivos. Na quinta (28), houve reunião com grupo de pacientes do Centro de Referência em DST/AIDS e assistidos pela Casa de Apoio Campo Grande.
Além disso, quem passa pelo trevo de Alto Lage, já se depara com um grande laço vermelho, símbolo da campanha, instalado em frente à sede da Prefeitura de Cariacica. A programação está disponível abaixo. As iniciativas são realizadas pelo Centro de Referência em DST/AIDS de Cariacica em parceria com a Coordenação de Diversidade Sexual, da Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), e da Casa de Apoio Campo Grande.
A doença
A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos do sangue. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças causadas por microorganismos, que normalmente não causam males em pessoas com sistema imune normal.
Entre os sintomas da enfermidade, estão: fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente, sensação constante de cansaço, aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço, febre, transpirações noturnas, dores musculares e nas articulações, feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais, falta de apetite, dores de cabeça, sensibilidade à luz, náuseas e vômitos.
A transmissão se dá pela secreção vaginal e transfusão de sangue contaminado, e pelo leite materno, esperma e sangue. O portador, mesmo que não apresente sintomas da doença, pode transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, é importante o uso de preservativo em todas as relações sexuais.
A Aids não tem cura. Os portadores do HIV dispõem de tratamento gratuito oferecido pelo Governo. O paciente faz tratamento anti-retroviral, para prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, por meio da redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.
Em Cariacica, as pessoas interessadas em fazer um teste rápido para diagnosticar a doença, ou que quiserem se informar sobre o assunto, podem procurar o Centro de Referência DST/AIDS, que fica na rua Luciano Lube, 21, em Campo Grande. Lá, é feito o acompanhamento de pacientes e também são disponibilizados preservativos masculinos e femininos.
Programação da Campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS em Cariacica:
Terça-feira, 10 de dezembro: das 18h às 21h, ação educativa/preventiva no posto de gasolina Santa Zita, em Nova Rosa da Penha II (parceria com a AGES – Associação de Gays e Lésbicas do Espírito Santo), com distribuição de material informativo, preservativos e realização de teste rápido de HIV e sífilis.
Quarta-feira, 11 de dezembro: às 14h, ação educativa/preventiva na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) de Cariacica com distribuição de material informativo e realização de teste rápido de HIV e sífilis.
Quinta-feira, 12 de dezembro: às 14h, ação educativa/preventiva no Centro Sócio Educacional de Cariacica (CSE) com distribuição de material informativo e realização de teste rápido de HIV e sífilis.
Serviço:
Centro de Referência DST/AIDS Endereço: Rua Luciano Lube, nº21, Campo Grande, Cariacica. Teste para HIV: de segunda a quinta, das 10h às 17h. Entrega de preservativos: de segunda a sexta, das 7h às 18h.
Informações: 3346-6524
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira