Sábado de vacinação contra a gripe mobiliza unidades de saúde
Por Marcelo Pereira, postado em 12/05/2018
Fotos Lucas Calazans
As unidades de saúde de Cariacica começaram o sábado (12) com bastante movimento durante o Dia D de Mobilização Nacional contra a Gripe. Os 28 postos seguem funcionando das 8h às 17h, oferecendo a vacina que garante proteção contra a influenza. Podem receber a imunização pessoas com mais de 60 anos; crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias; funcionários da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas; indígenas; população privada da liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; além de trabalhadores do sistema prisional; gestantes e puérperas (mulheres com bebês de até 45 dias). Também fazem parte do grupo prioritário professores das redes pública e privada, desde que estejam em atividade em sala de aula.
Foi o caso do professor João Luiz Mansque, 35 anos. Morador de Santo André e atuando na rede pública de ensino em Vitória,
![LCV-4284](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/05/LCV-4284-300x200.jpg)
A costureira Neuza Cravo, 60, mora em Campo Grande, e também não deixou a chance de se proteger contra a gripe. Trabalhando durante a semana, contar com horário especial do sábado foi ótimo para ela. "Além disso, a unidade de saúde aqui de Santa Fé atende a gente muito bem e todo ano eu consigo me vacinar sem demora na fila", acrescentou.
Para vacinar, é preciso levar caderneta de vacinação, documento de identidade e declarações de trabalho em escolas ou serviços de saúde, conforme a situação.
A vacinação contra a gripe segue até 1º de junho, nas unidades, de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30, para os grupos prioritários.
![LCV-4299](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/05/LCV-4299-300x200.jpg)
Para este Dia D, Cariacica irá disponibilizar 8.400 doses.
No total, a cidade deve receber 98.877 doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a meta é imunizar 88.990 pessoas que fazem do público-alvo da vacina (90% do total de doses).
O Dia D acontece nas unidades de saúde dos bairros unidades dos bairros Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Campo Verde, Cariacica Sede, Itapemirim, Itaquari, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Novo Brasil, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé, São Francisco, São Geraldo, Santa Bárbara, Santana, Santa Luzia, Valparaíso e Vila Graúna.