Natação e ginástica rítmica para alunos com deficiência

IMG_5162A manhã desta quarta-feira (23) foi de muita atividade física para os alunos com deficiência que estão matriculados e frequentando regularmente a rede municipal de ensino. É que a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Desporto Escolar e da Gerência de Educação Integrada, deu início na última semana ao projeto Para Desporto Escolar. As atividades estão acontecendo na sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), em Campo Grande. Dentre as ações promovidas pelo projeto, estão natação e ginástica rítmica.

A pequena Kézia Silvana, de 5 anos, é uma das que alcançaram um bom desenvolvimento no projeto. “Esse trabalho com a Kézia tem melhorado sua agitação. Acredito que também melhorará seu desenvolvimento na escola. Conheci e aprovei o trabalho da equipe”, destacou a mãe da menina, Larissa da Lapa, 23 anos. Segundo ela, a pequena tem interesse especial pelas atividades na piscina. A criança estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Tânia Poncio, em Vila Cajueiro e no contraturno participa do projeto.

IMG_5180Além de possibilitar o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula, o projeto também visa o auxílio dessas crianças para possíveis competições. “Quando os alunos estão somente na escola regular, eles não tem essa participação nos jogos escolares por não se encaixarem no tipo de atividade. Aqui, plantando essa sementinha, nós começamos a colocar na visão dos organizadores que é preciso ter competições destinadas a esse público, até mesmo, para incentivar a participação nas paraolimpíadas, pois nossos alunos podem ser capacitados para participar”, ressalta o professor Leonardo.

IMG_5222Já na ginástica rítmica, a professora Shirley Nascimento afirma que as mães estão elogiando a postura dos alunos. “Mesmo ainda sendo o início do projeto, as mães tem elogiado muito. A melhora do comportamento e a diminuição da agitação já são notados e as crianças ficam mais calmas. Isso é sinal que o projeto está trazendo resultados positivos, pois a dança acalma, traz coordenação motora e flexibilidade”, conta a professora. Ela ainda esclarece que esse trabalho abre espaço para a descoberta de crianças com habilidades para a ginástica, visando futuramente, a formação de grandes atletas paralímpicos.IMG_5230

Mãe da aluna Yasmin Freitas de 8 anos, Maiara Carvalho, espera que as aulas auxiliem a melhorar, ainda mais, o comportamento da filha. “Espero que essas aulas melhorem a coordenação motora e o comportamento da Yasmin, pois sinto que ela é uma criança muito retraída e essa participação com outras crianças nas aulas de ginástica está ajudando sua socialização”, frisou Maiara.

A Gerente de Educação Integrada, Flávia Mendes, salienta que a Seme sempre idealizou e trabalhou com a realização de atividades voltadas para alunos com deficiências. "A expectativa é de ampliar ainda mais a oferta e fazer com que essa integração entre alunos e professores contemplem mais crianças que necessitem”, destaca.